DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
Abstract
Este estudo se propôs à elaboração de um material didático para o desenvolvimento do conteúdo de Administração da Produção e sua implementação em aula, acompanhada de uma investigação, na perspectiva da teoria da atividade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que emprega o estudo exploratório por meio da pesquisa-ação, cuja estratégia investigativa requer a participação ativa dos atores durante a realização das atividades e suas contribuições para a consecução dos resultados. Delimitou-se a investigação acerca do conteúdo de Planejamento Mestre da Manufatura com estudantes de duas turmas do Curso de Administração de uma Universidade Federal. Como limitações, apontou-se o elevado tempo inicial necessário para o desenvolvimento, pelo docente, desse tipo de material didático. Como potencialidades, apontaram-se o envolvimento e a participação ativa, tanto cognitiva quanto argumentativa dos estudantes durante a aula. Também foram oportunizados diversos momentos de interação como as ações para o complemento do texto didático, por meio da realização de exercícios e do debate acerca do conteúdo desenvolvido.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
RACE – Business, Accounting and Economy Journal from Publisher Unoesc is licenced with a Licence Creative Commons – Noncommercial Attribution 4.0 International.