Influência do capital psicológico na capacidade de absorção e transferência de conhecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.27633

Palavras-chave:

Capital Psicológico., Absorção de Conhecimentos., Transferência de Conhecimentos.

Resumo

Objetivo – Esta pesquisa objetivou analisar a influência do capital psicológico na capacidade de absorção e transferência de conhecimentos de alunos do curso de Ciências Contábeis. Realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e de levantamento, com 235 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior. Metodologia/abordagem – A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e a análise com o auxílio da modelagem de equações estruturais. Foram estabelecidas três hipóteses, das quais uma foi refutada. Resultados – Os resultados demonstram a influência direta do capital psicológico na capacidade de absorção de conhecimentos dos alunos e uma influência indireta do capital psicológico na transferência de conhecimentos, mediada pela capacidade absortiva. Constatou-se que alunos do curso de Ciências Contábeis que possuem maior capital psicológico são mais propensos a desenvolver sua capacidade de absorção e, posteriormente, realizar a transferência de conhecimentos. Estas evidências mostram que quando os alunos desenvolvem seu capital psicológico, sua capacidade de absorção de novos conhecimentos é potencializada. Nestas condições, sua capacidade para transferir novos conhecimentos é elevada. Originalidade/valor – Estas evidências indicam que a capacidade absortiva dos alunos atua como mediadora da relação entre o capital psicológico e transferência de conhecimentos. Esta mediação é completa, em que os efeitos do capital psicológico são indiretos na transferência de conhecimentos. Estes resultados permitem concluir que alunos com maior capital psicológico são mais propensos a desenvolver sua capacidade para adquirir, assimilar, transformar e aplicar novos conhecimentos, sendo capazes de transferir conhecimentos adquiridos no curso as suas atividades de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Costa da Silva Zonatto , Federal University of Santa Maria (UFSM)

PhD in Accounting in Regional University of Blumenau. Postdoctoral in Accounting in University of Rio dos Sinos Valley. Professor of the Graduate Program in Accounting Sciences at the Federal University of Santa Maria. Coordinator of the Research Group on Controllership, Behavioral Accounting and Management Control Systems. Corresponding author*. His main research interests include accounting teaching and research, behavioral acounting, management accounting and accounting systems in emerging economies.

Priscila Rodrigues da Silva , Federal University of Santa Maria (UFSM)

Bachelor in Accounting in Federal University of Santa Maria. Member of the Research Group on Controllership, Behavioral Accounting and Management Control Systems. His main research interests include accounting teaching and research and management accounting.

Júlia Ziliotto Zanotto , Federal University of Santa Maria (UFSM)

Bachelor in Accounting in Federal University of Santa Maria. Member of the Research Group on Controllership, Behavioral Accounting and Management Control Systems. His main research interests include accounting teaching and research and management accounting.

Larissa Degenhart, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Sociedade Educacional FAI Faculdades de Itapiranga - SC

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) - SC

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela FURB - SC

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS

 

Luiz Henrique Figueira Marquezan , Federal University of Santa Maria (UFSM)

PhD in Accounting in University of Rio dos Sinos Valley. Professor of the Graduate Program in Accounting Sciences at the Federal University of Santa Maria. Member of the Research Group on Controllership, Behavioral Accounting and Management Control Systems. His main research interests include financial accounting and management accounting.

Referências

Argote, L., Ingram, P., Levine, J. M., & Moreland, R. L. (2000). Knowledge transfer in organizations: Learning from the experience of others. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 82(1), 1-8. https://doi.org/10.1006/obhd.2000.2883 DOI: https://doi.org/10.1006/obhd.2000.2883

Argote, L., & Fahrenkopf, E. (2016). Knowledge transfer in organizations: The roles of members, tasks, tools, and networks. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 136, 146-159. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2016.08.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2016.08.003

Avey, J. B., Reichard, R. J., Luthans, F., & Mhatre, K. H. (2011). Meta‐analysis of the impact of positive psychological capital on employee attitudes, behaviors, and performance. Human Resource Development Quarterly, 22(2), 127-152. https://doi.org/10.1002/hrdq.20070 DOI: https://doi.org/10.1002/hrdq.20070

Avey, J. B., Wernsing, T. S., & Luthans, F. (2008). Can positive employees help positive organizational change? Impact of psychological capital and emotions on relevant attitudes and behaviors. The Journal of Applied Behavioral Science, 44(1), 48-70. https://doi.org/10.1177/0021886307311470 DOI: https://doi.org/10.1177/0021886307311470

Bagozzi, R. P., & Phillips, L. W. (1982). Representing and testing organizational theories: a holistic construal. Administrative Science Quarterly, 27, 459-489. DOI: https://doi.org/10.2307/2392322

Bandura, A. (1977). Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, 84(2), 191-215. https://doi.org/10.1037/0033-295X.84.2.191 DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.84.2.191

Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs. N.J.: Prentice-Hall.

Bandura, A. (2008). A evolução da Teoria Social Cognitiva. In A. Bandura, R. G. Azzi, & S. A. J. Polydoro (Orgs.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed.

Byrne, M., Flood, B., & Griffin, J. (2014). Measuring the academic self-efficacy of first-year accounting students. Accounting Education, 23(5), 407-423. https://doi.org/10.1080/09639284.2014.931240 DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2014.931240

Carver, C. S., & Scheier, M. S. (2002). Optimism. In C. R. Snyder, & S. J. Lopez (Eds.), Handbook of Positive Psychology. Oxford, England: Oxford University Press.

Cohen, W. M., & Levinthal, D. A. (1990). Absorptive capacity: A new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly, 35, 128-152. DOI: https://doi.org/10.2307/2393553

Daspit, J. J., Mims, T. C., & Zavattaro, S. M. (2015). The role of positive psychological states in online learning: Integrating psychological capital into the community of inquiry framework. Journal of Management Education, 39(5), 626-649. https://doi.org/10.1177/1052562914564980 DOI: https://doi.org/10.1177/1052562914564980

Gupta, A. K., & Govindarajan, V. (2000). Knowledge flows within multinational corporations. Strategic Management Journal, 21(4), 473-496. https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266 DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(200004)21:4<473::AID-SMJ84>3.0.CO;2-I

Hair Junior, F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de Dados. (6ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Jensen, S., & Luthans F. (2006). Entrepreneurs as authentic leaders: impact on employees. Leadership e Organization Development Journal, 27(8), 646-666. https://doi.org/10.1108/01437730610709273 DOI: https://doi.org/10.1108/01437730610709273

Lane, P. J., Koka, B. R., & Pathak, S. (2006). The reification of absorptive capacity: a critical review and rejuvenation of the construct. Academy of Management Review, 31(4), 833-863. https://doi.org/10.5465/amr.2006.22527456 DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2006.22527456

Luthans, B. C., Luthans, K. W., & Avey, J. B. (2014). Building the leaders of tomorrow: The development of academic psychological capital. Journal of Leadership & Organizational Studies, 21(2), 191-199. https://doi.org/10.1177/1548051813517003 DOI: https://doi.org/10.1177/1548051813517003

Luthans, F. (2002). The need for and meaning of positive organizational behavior. Journal of Organizational Behavior, 23, 695-706. https://doi.org/10.1002/job.165 DOI: https://doi.org/10.1002/job.165

Luthans, F., Luthans, K., & Luthans, B. (2004). Positive psychological capital: going beyond human and social capital. Business Horizons, 47(1), 45-50. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2003.11.007 DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2003.11.007

Luthans, F., Youssef, C. M., & Avolio, B. J. (2007). Psychological Capital: Developing the Human Competitive Edge. New York: Oxford University Press.

Luthans, F., & Youssef, C. M. (2004). Human, social and now positive psychological capital management: investing in people for competitive advantage. Organizational Dynamics, 33(2), 143-160. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2004.01.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2004.01.003

Luthans, F., & Youssef-Morgan, C. M. (2017). Psychological capital: An evidence-based positive approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 4, 339-366. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032516-113324 DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032516-113324

Pletsh, C. S., & Zonatto, V. C. S. (2018). Evidence of the effects of psychological capital on the transfer of knowledge from accounting students to business organizations. Journal of Knowledge Management, 22(8), 1826-1843. https://doi.org/10.1108/JKM-04-2018-0270 DOI: https://doi.org/10.1108/JKM-04-2018-0270

Raffaelli, S. C. D., Espejo, M. M. S. B., & Portulhak, H. (2016). A imagem do profissional contábil: análise da percepção socialmente construída por estudantes de ciências econômicas. Revista Contemporânea de Contabilidade, 13(29), 157-178. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n29p157 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n29p157

Seligman, M. E. P. (1998). Learned Optimism. New York, NY: Pocket Books.

Snyder, C. R., Harris, C., & Anderson, J. R. (1991). The will and the ways: Development and validation of an individual-differences measure of hope. Journal of Personality and Social Psychology, 60(4), 570-585. https://doi.org/10.1037/0022-3514.60.4.570 DOI: https://doi.org/10.1037/0022-3514.60.4.570

Stajkovic, A. D., & Luthans, F. (1998). Social cognitive theory and self-efficacy: Going beyond traditional motivational and behavioral approaches. Organizational Dynamics, 26(4), 62-74. https://doi.org/10.1016/S0090-2616(98)90006-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0090-2616(98)90006-7

Tamer, C. M. V. S., Viana, C. C., Soares, L. A. C. F., & Lima, M. S. (2013). Perfil do profissional contábil demandado pelo mercado de trabalho: um estudo no norte do Brasil. Revista Universo Contábil, 9(3), 143-162. https://doi.org/10.4270/ruc.2013326 DOI: https://doi.org/10.4270/ruc.2013326

Tan, H. C. (2019). Using a structured collaborative learning approach in a case-based management accounting course. Journal of Accounting Education, 49, 3-17. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2019.100638 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2019.100638

Tho, N. D. (2017). Knowledge transfer from business schools to business organizations: the roles absorptive capacity, learning motivation, acquired knowledge and job autonomy. Journal of Knowledge Management, 21(5), 1240-1253. https://doi.org/10.1108/JKM-08-2016-0349 DOI: https://doi.org/10.1108/JKM-08-2016-0349

You, J. W. (2016). The relationship among college students’ psychological capital, learning empowerment, and engagement. Learning and Individual Differences, 49, 17-24. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2016.05.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2016.05.001

Zahra, S. A., & George, G. (2002). Absorptive capacity: a review, reconceptualization, and extension. Academy of Management Review, 27(2), 185-203. https://doi.org/10.5465/amr.2002.6587995 DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2002.6587995

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Zonatto , V. C. da S. ., Silva , P. R. da ., Zanotto , J. Z. ., Degenhart, L., & Marquezan , L. H. F. . (2022). Influência do capital psicológico na capacidade de absorção e transferência de conhecimentos. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 20(3), 323–350. https://doi.org/10.18593/race.27633

Edição

Seção

Administração

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)