Modelagem matemática e simulação para otimizar o escoamento da soja brasileira exportada à China
Abstract
O artigo apresenta modelagem matemática e simulação computacional para otimizar o escoamento da soja brasileira exportada para a China. São adotados o modal rodoviário, como meio de transporte entre o produtor da soja e o porto de escoamento; e, o marítimo, como meio de transporte entre o porto de escoamento e o destino da carga (Shangai, China). Os dados de produção foram obtidos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Outras informações foram coletadas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e as distâncias foram calculadas com o uso do aplicativo Google Maps. Os dados utilizados representam 50% do total de soja exportada para a China e cobrem as 20 maiores regiões produtoras de soja no Brasil. A modelagem matemática foi feita com a adaptação do modelo de transbordo por meio dos portos de Santos, Paranaguá, Vitória, Rio Grande, Ilo (Peru), Arica (Chile), Antofagasta (Chile) e Valparaíso (Chile). Após a modelagem, foram realizadas simulações nas quais foram comparados os resultados obtidos após a modificação do parâmetro de capacidade portuária. A comparação foi realizada com base no custo operacional logístico em três diferentes cenários de limitação da capacidade portuária. Concluiu-se que há a necessidade de realizar melhorias que visem à ampliação dos portos brasileiros e considerar os portos peruanos e chilenos como uma rota alternativa.
Palavras-chave: Logística. China. Soja. Portos. Simulação
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