Adoption of “Strategic Management” by an oil derivatives distributor company

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.19715

Keywords:

Performance evaluation, Strategic management, Organizational intervention, Management professionalization

Abstract

Organizational continuity is only possible through the adoption of appropriate management tools and techniques that can respond quickly to changing and changing market needs. For this reason, with the objective of exploring the characteristics of the management of an oil products distribution company with a view to adopting a “strategic management”, under the technical-scientific reporting method. During the study, it was found that the management carried out by some of the founding partners does not have tools and techniques that allow successors or other employees to act without their participation and innovate in the face of market changes. Given the findings, two interventions were proposed: the adoption of an organizational performance model using various management indicators, and the use of the Canvas tool, which allows describing, analyzing and designing business models related or not to any one type of strategy or management already done, both applied giving the company a "strategy management".

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Author Biographies

Luciano Maldonado Felipe, UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Bacharel em Administração de Empresas (TOLEDO/2000), com MBAs em Gestão de Negócios (IESPP/2001), Marketing e Vendas (TOLEDO/2006), Controladoria e Finanças (TOLEDO/2009) e, Mestrando em Administração de Empresas. Professor de Graduação de Administração - Univel e Pós Graduação em Administração - ESPP . Administrador do Hospital Uopeccan – Cascavel – PR.

Claudio Antonio Rojo, UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor Associado da UNIOESTE, onde ministra Planejamento Estratégico na graduação e Cenários Estratégicos e Competitivos no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado em Contabilidade. De vendedor e supervisor de vendas, logo no início da carreira buscou se aprofundar na administração geral de empresas. Tem experiência como administrador público e privado. Foi diretor administrativo-financeiro no setor público, professor, coordenador e diretor de IES privada. Consultor e Palestrante de Administração nos seguintes temas: planejamento estratégico, competitividade, cenários, finanças pessoais e empreendedorismo. Professor dos cursos MBA em Gestão Estratégica, MBA em Business Inteligence e MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria da UNIOESTE, Campus Cascavel - Paraná. Em março de 2010 publicou, juntamente com outros colegas pesquisadores, os livros: - Gestão de Ativos Intangíveis - da mensuração à competitividade por cenários, pela editora Atlas e Finanças Pessoais: o ouro do conhecimento de todos os tempos (kindle edition AMAZON.COM) em português, inglês, italiano e mandarim. Em 2014 publicou o livro Investimento em ações SMALL CAPS - Cenários do Mercado Brasileiro nas versões impressa e kindle e-book. Em 2015 participou do e-book: Educação e gestão ambiental: sustentabilidade em ambientes competitivos, convidado por colegas professores.

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Published

2019-12-16

How to Cite

Felipe, L. M., & Rojo, C. A. (2019). Adoption of “Strategic Management” by an oil derivatives distributor company. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 18(3), 503–520. https://doi.org/10.18593/race.19715