A inovação organizacional como vantagem competitiva: um estudo sobre a agroindústria orgânica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v17i1.16029Abstract
Resumo: Nesta pesquisa teve-se como objetivo identificar a influência da inovação sobre a vantagem competitiva da indústria agroalimentar orgânica brasileira. Buscou-se criar aderência entre a revisão bibliográfica levantada e a pesquisa empírica nas estratégias de inovação e vantagem competitiva no setor. A tendência do mercado globalizado aponta perspectivas favoráveis para as indústrias de alimentação orgânica, por essa razão, as indústrias perceberam a necessidade de reestruturar-se para atender à demanda, enquanto o mercado agroalimentar vem buscando formas de agregar valor ao seu produto e obter lucros. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória com 83 gestores de empresas do setor agroalimentar orgânico. Obteve-se como resultado que a inovação exerceu influência positiva sobre a vantagem competitiva dos produtos orgânicos e que as empresas devem focar em inovações para gerar vantagem competitiva.
Palavras-chave: Inovação. Competitividade. Agronegócios. Produtos orgânicos.
Organizational innovation how competitive advantage: a study on brazilian organic agroindustry
Abstract: This research aimed to identify the influence of the innovation process in the competitiveness of brazilian organic agrifood industry, we sought to create adhesion between the literature review and empirical research raised the strategies of innovation and competitiveness in the sector. The trend of the globalized market indicates favorable prospects for industries Organic food, for this reason the industries have realized the need to restructure to meet the demand, the food industry has been searching for market differentiation looking to add value to your product and make a profit. As for methodology, exploratory research with 83 managers of companies in the organic agrifood sector, the result was that innovation had a positive influence on the competitiveness of organic products and the theoretical foundation joined the conducted research was conducted showing that companies should focus on innovations to generate competitive advantage.
Keywords: Innovation. Competitive. Agribusiness. Organic products.
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