Os doadores e potenciais doadores de entidades carentes: quem são eles?

Authors

  • Anna Cecília Chaves Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.
  • Bruna Lyra Alves de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.
  • Andreza Raielly Alexandre de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.
  • Anannda Rios dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.
  • Jailson Jerônimo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.
  • Cleison da Silva Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.
  • Alaine Caroline Cruz Freire Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.
  • Tatiana Losano de Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v17i1.15240

Abstract

Resumo: O objetivo com o presente estudo foi identificar o perfil dos atores da sociedade civil que contribuem e também são potenciais doadores de entidades carentes em geral, com destaque na doação de alimentos, na Cidade de Guarabira, PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa. A partir de uma amostra de 384 entrevistados, evidenciou-se que uma parcela da população já realiza doações e existe um percentual considerável de pessoas interessadas em realizá-las também. A pesquisa mostrou que a maioria do público que pratica doações é formado por homens, porém, sobre quem não doa, as mulheres se mostraram como potenciais doadoras. Homens e mulheres jovens, entre 20 e 29 anos, preferem doar aquilo que já possuem e não se mostram abertos a comprar alimentos para doar. Pessoas viúvas compõem um grupo ativo no auxílio às entidades carentes, mas não realizam suas doações em forma de alimentos, seguidas das pessoas divorciadas. Pessoas com a faixa de renda baixa mostraram ser um grupo de potenciais doadores por interesse em doar, já as com faixa de renda maior apresentaram interesse maior em comprar para doar. Percebeu-se que, de modo geral, há interesse dos entrevistados em realizar ações que colaborem com entidades sem fins lucrativos da Cidade de Guarabira, PB, sobretudo em relação à doação de alimentos. Para tanto, faz-se necessário voltar para ações de marketing social junto aos doadores e potenciais doadores, para melhor desenvolver estratégias para evitar a perda e o desperdício de alimentos e otimizar o processo de doação.

Palavras-chave: Entidades carentes. Pesquisa de mercado. Doações.

 

Donors and Potential Donors to Charities: Who are they?

 

Abstract: The objective of the present study was to identify the profile of civil society actors who contribute and are also potential donors of poor entities in general, with a focus on food donation, in the City of Guarabira, PB. For that, a descriptive exploratory research was conducted, with a quantitative approach. From a sample of 384 interviewees, it was shown that a portion of the population already makes donations and there is a considerable percentage of people interested in accomplishing them as well. Research has shown that the majority of the donating public is men, but women who donate do not donate, as potential donors. Young men and women between the ages of 20 and 29 prefer to donate what they already have and are not open to buying food to donate. Widowed people make up an active group in aid to the needy entities, but do not make their donations in the form of food, followed by the divorced people. People with the low income bracket have shown to be a group of potential donors for interest in donating, while those with higher income brackets have shown greater interest in buying to donate. It was noticed that, in general, the interviewees are interested in carrying out actions that collaborate with non-profit entities in the City of Guarabira, PB, especially in relation to food donation. To do so, it is necessary to turn to social marketing actions, together with donors and potential donors, to better develop strategies to avoid loss and waste of food and optimize the donation process.

Keywords: Needy entities. Market research. Donations.

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Author Biographies

Anna Cecília Chaves Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Bacharel em Administração e em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Concluiu a especialização em Administração Financeira (UNI-RN), o mestrado e o doutorado em Gestão Organizacional (UFRN). Atuou ainda como professora do departamento de Estatística (UFRN) e atualmente é professora efetiva de Administração Financeira do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB). É editora-chefe da Revista ReGOR (IFPB) e editora das revistas Principia (IFPB) e da editora do IFPB. Interessada principalmente em pesquisa acadêmica focada em Métodos Quantitativos Aplicado à Gestão e Finanças.

Bruna Lyra Alves de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2009). É mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2012) e possui MBA em Gestão de Pessoas pela MRH/FGV(2013). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Andreza Raielly Alexandre de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Graduada CTS Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), atualmente atua como Diretora de Projetos da Empresa Junior IF Consult. Atuou ainda como Monitora do Laboratório de Práticas de Gestão Comercial (IFPB) e atualmente Atua na base de pesquisa "Gestoop: Gestão, Organização e Pesquisa?. Interessada principalmente em pesquisa acadêmica focada em Métodos Qualitativos Aplicados à Gestão Sustentável e a Administração focada na Responsabilidade Socioambiental.

Anannda Rios dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Graduada do CST – Gestão Comercial (IFPB – 2017). Atua nas linhas de pesquisa voltadas para Responsabilidade Social Empresarial e Recursos Humanos. Possui duas formações internacionais em Coach pela BCC: Professional e Life Coach, Leader Coach. Fundadora e CEO da empresa Recruta Já a qual trabalha há 4 anos no seguimento de recrutamento e seleção de profissionais.

Jailson Jerônimo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Graduando em Gestão Comercial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB-2017) em Guarabira, Brasil. Profissional de nível técnico em Técnico em segurança no Trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB-2015) em Guarabira, Brasil.

Cleison da Silva Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Graduado no CST em Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba na cidade de Guarabira-PB. Atua como Auxiliar de informática no Colégio Estadual da Cidade de Belém-PB, foi durante 3 anos professor no Centro de Informática Século XXI também na cidade de Belém-PB, ministrando os curso de Informática Empresarial, Avançado Profissionalizante com uso do Corel Draw e Banco de Dados MS Access, Digitação Profissional e Montagem e Manutenção de Micros.

Alaine Caroline Cruz Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Graduada em Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira (IFPB - 2016), atualmente é pesquisadora da base Gestão, Operações e Métodos do IFPB campus Guarabira. Interessada em pesquisa acadêmica focada em Métodos Qualitativos Quantitativos Aplicados à Gestão de Marketing voltada para o Comportamento do Consumidor e Comportamento Organizacional.

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Mestre em Economia Aplicada no Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Atua como professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no campus de Guarabira e ocupa o cargo de coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do mesmo instituto, além de participar da equipe editorial da Revista Gestão e Organizações (REGOR) e ser membro do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES).

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Published

2018-04-23

How to Cite

Gomes, A. C. C., Almeida, B. L. A. de, Lima, A. R. A. de, Santos, A. R. dos, Santos, J. J. dos, Nascimento, C. da S., Freire, A. C. C., & Abreu, T. L. de. (2018). Os doadores e potenciais doadores de entidades carentes: quem são eles?. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 17(1), 313–332. https://doi.org/10.18593/race.v17i1.15240