Os doadores e potenciais doadores de entidades carentes: quem são eles?
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v17i1.15240Abstract
Resumo: O objetivo com o presente estudo foi identificar o perfil dos atores da sociedade civil que contribuem e também são potenciais doadores de entidades carentes em geral, com destaque na doação de alimentos, na Cidade de Guarabira, PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa. A partir de uma amostra de 384 entrevistados, evidenciou-se que uma parcela da população já realiza doações e existe um percentual considerável de pessoas interessadas em realizá-las também. A pesquisa mostrou que a maioria do público que pratica doações é formado por homens, porém, sobre quem não doa, as mulheres se mostraram como potenciais doadoras. Homens e mulheres jovens, entre 20 e 29 anos, preferem doar aquilo que já possuem e não se mostram abertos a comprar alimentos para doar. Pessoas viúvas compõem um grupo ativo no auxílio às entidades carentes, mas não realizam suas doações em forma de alimentos, seguidas das pessoas divorciadas. Pessoas com a faixa de renda baixa mostraram ser um grupo de potenciais doadores por interesse em doar, já as com faixa de renda maior apresentaram interesse maior em comprar para doar. Percebeu-se que, de modo geral, há interesse dos entrevistados em realizar ações que colaborem com entidades sem fins lucrativos da Cidade de Guarabira, PB, sobretudo em relação à doação de alimentos. Para tanto, faz-se necessário voltar para ações de marketing social junto aos doadores e potenciais doadores, para melhor desenvolver estratégias para evitar a perda e o desperdício de alimentos e otimizar o processo de doação.
Palavras-chave: Entidades carentes. Pesquisa de mercado. Doações.
Donors and Potential Donors to Charities: Who are they?
Abstract: The objective of the present study was to identify the profile of civil society actors who contribute and are also potential donors of poor entities in general, with a focus on food donation, in the City of Guarabira, PB. For that, a descriptive exploratory research was conducted, with a quantitative approach. From a sample of 384 interviewees, it was shown that a portion of the population already makes donations and there is a considerable percentage of people interested in accomplishing them as well. Research has shown that the majority of the donating public is men, but women who donate do not donate, as potential donors. Young men and women between the ages of 20 and 29 prefer to donate what they already have and are not open to buying food to donate. Widowed people make up an active group in aid to the needy entities, but do not make their donations in the form of food, followed by the divorced people. People with the low income bracket have shown to be a group of potential donors for interest in donating, while those with higher income brackets have shown greater interest in buying to donate. It was noticed that, in general, the interviewees are interested in carrying out actions that collaborate with non-profit entities in the City of Guarabira, PB, especially in relation to food donation. To do so, it is necessary to turn to social marketing actions, together with donors and potential donors, to better develop strategies to avoid loss and waste of food and optimize the donation process.
Keywords: Needy entities. Market research. Donations.
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