A DIMENSÃO TÁCITA DO CONHECIMENTO NAS PRÁTICAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS EM ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS / The tacit dimension of knowledge in accounting practices: an analysis of the processes of preparatio
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v14i1.4624Resumo
No setor contábil, a elaboração de relatórios e sua apresentação aos clientes não constituem uma prática obrigatória, no entanto, são fundamentais em termos de informações contábeis úteis ao processo gerencial e decisório. A interpretação dos dados e informações contidos nesses relatórios possibilita a construção de estratégias fundamentadas em aspectos concretos do negócio. Entretanto, pela sua não obrigatoriedade, esses processos agregam muito conhecimento tácito desenvolvido e internalizado ao longo do tempo. Esse tipo de conhecimento é difícil de formalizar, comunicar e partilhar com os outros. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a dimensão tácita do conhecimento, sob a ótica dos elementos de ordem técnica e cognitiva, nos processos contábeis de elaboração de relatórios gerenciais e apresentação dos resultados aos clientes de organizações contábeis. O método utilizado foi um estudo exploratório descritivo a partir do resgate do conhecimento tácito, utilizando o sense-making de Dervin (1983, 1999) e Weick (1995), associado ao método de análise de conteúdo conforme definições de Bardin (1977), Minayo (2004) e Vergara (2008). O estudo foi realizado nas organizações contábeis associadas ao Sescon-Serra Gaúcha, que implantaram o Programa de Qualidade Necessária Contábil (PQNC), categoria ouro. Os resultados indicam que as técnicas de diálogo do sense-making possibilitam a sistematização do resgate do conhecimento tácito que, quando compartilhado, pode influenciar os processos contábeis pela via de suas práticas e pode ser um elemento central para a inovação incremental nos processos contábeis.
Palavras-chave: Conhecimento tácito. Contabilidade. Análise de conteúdo. Sense-making. Relatórios e resultados contábeis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.