O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE FRUTICULTURA IRRIGADA DO VALE DO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO COMO OBJETO DE POLÍTICA / El Acuerdo Productivo Local del regadío de la fruticultura del Valle de Submedium de San Francisco como objeto de la política
Resumo
O estudo buscou compreender, a partir de um olhar sobre as políticas, a expansão da fruticultura irrigada no Nordeste brasileiro, particularmente sobre o território do Vale do Submédio do São Francisco (Pernambuco/Bahia) que tem o mais importante Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura do país. A base teórico-metodológica enfoca a discussão sobre os conceitos de políticas, território e APL. Também são utilizadas bases de dados estatísticos oficiais que complementam a descrição e a análise desse território. As políticas e ações que construíram historicamente e institucionalmente esse APL e promoveram as articulações e cooperações existentes podem ser divididas em três períodos: antecedentes da formação da infraestrutura e investimentos públicos e ações de “combate à seca” (até 1979); políticas e ações de base para a produção (entre 1980 e 1999) e políticas e ações de consolidação do APL (entre 2000 e 2011). Embora haja diversas ações desenvolvidas durante décadas, o território ainda necessita de políticas com ênfase na cooperação e inovação, em áreas consideradas estratégicas para a competividade externa, como logística, produção integrada de frutas, marketing, crédito e incentivos fiscais.
Palavras-chave: Políticas. APL fruticultura irrigada. Vale do submédio do São Francisco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.