TIPOS DE INOVAÇÕES EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TURÍSTICAS / Innovations Types In Tourism Small And Medium Enterprises
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v14i1.4488Resumo
A adoção de inovações é condição essencial para a sobrevivência das empresas turísticas, considerando que atuam em um ambiente altamente instável, com clientes que buscam cada vez mais serviços diferenciados. Este estudo buscou identificar os tipos de inovação adotados por agências de viagens de pequeno e médio porte na cidade de Aracaju (SE), tendo como referência o modelo conceitual baseado nos tipos de inovação adotados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005). A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo de casos múltiplos, e três casos foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Para coletar os dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado pessoalmente aos proprietários. A partir da análise dos dados foi possível verificar que as empresas pesquisadas estão buscando inovar de diversas formas e que as inovações implementadas abrangem os quatro tipos de inovação definidos pela OCDE (2005): inovações de serviço, de processo, organizacionais e de marketing.
Palavras-chave: Inovação. Pequenas e médias empresas. Agências de viagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.