TIPOS DE INOVAÇÕES EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TURÍSTICAS / Innovations Types In Tourism Small And Medium Enterprises

Autores

  • Patrícia Melo Sacramento
  • Rivanda Meira Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i1.4488

Resumo

A adoção de inovações é condição essencial para a sobrevivência das empresas turísticas, considerando que atuam em um ambiente altamente instável, com clientes que buscam cada vez mais serviços diferenciados. Este estudo buscou identificar os tipos de inovação adotados por agências de viagens de pequeno e médio porte na cidade de Aracaju (SE), tendo como referência o modelo conceitual baseado nos tipos de inovação adotados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005). A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo de casos múltiplos, e três casos foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Para coletar os dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado pessoalmente aos proprietários. A partir da análise dos dados foi possível verificar que as empresas pesquisadas estão buscando inovar de diversas formas e que as inovações implementadas abrangem os quatro tipos de inovação definidos pela OCDE (2005): inovações de serviço, de processo, organizacionais e de marketing.

Palavras-chave: Inovação. Pequenas e médias empresas. Agências de viagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Melo Sacramento

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe.

Rivanda Meira Teixeira

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Realizou pós doutorado em Turismo na Bournemouth University na Inglaterra e também em Gerenciamento de Pequenas Empresas do Setor Turístico na Strathclyde University, na Escócia.  Professora dos Mestrados de Administração e de Economia da Universidade Federal do Sergipe.

Downloads

Publicado

27-11-2014

Como Citar

Sacramento, P. M., & Teixeira, R. M. (2014). TIPOS DE INOVAÇÕES EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TURÍSTICAS / Innovations Types In Tourism Small And Medium Enterprises. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(1), 383–404. https://doi.org/10.18593/race.v14i1.4488

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)