A RELAÇÃO ENTRE A DÍVIDA PÚBLICA E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS PARANAENSES: EVIDÊNCIAS PARA O PERÍODO DE 2002 A 2010
Resumo
Este artigo analisa a relação entre a dívida pública e os investimentos municipais, nas diversas funções do Governo, e a relação entre a dívida pública e o desenvolvimento econômico dos municípios paranaenses, por intermédio do indicador que representa a relação entre a Dívida Consolidada Líquida e a Receita Corrente Líquida (DCL/RCL) e o Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM), para os anos de2002 a2010. Para atingir tal fim, foram construídos dois modelos econométricos, utilizando-se a métrica estatística de Dados em Painel. Quanto ao primeiro objetivo, os resultados indicam que, ao nível de 10% de significância, urbanismo, saneamento, cultura e gestão ambiental são variáveis explicativas do endividamento. No que se refere ao segundo objetivo, os resultados encontrados indicam que a DCL/RCL e o IPDM são positivamente relacionados, isto é, quanto maior o endividamento municipal maior será o valor do indicador IPDM. Nesse sentido, considerando que os indicadores de desenvolvimento socioeconômico são índices que expressam a qualidade de vida da população e o endividamento municipal, é uma importante ferramenta para atingir esse objetivo.
Palavras-chave: Dívida pública. Desenvolvimento econômico. Municípios paranaenses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.