CONFIANÇA, SISTEMAS DE CERTIFICAÇÃO E ATRIBUTOS INTRÍNSECOS EM RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ORIENTADA PARA O AMBIENTE DOS AGRONEGÓCIOS
Resumo
O presente trabalho organizou uma articulação da literatura acerca da funcionalidade dos sistemas de certificação, como instrumentos geradores de confiança em arranjos interorganizacionais híbridos no ambiente dos Agronegócios. A perspectiva obtida a partir do marco teórico utilizado indicou que os sistemas de certificação em arranjos híbridos de média ou longa duração são de particular relevância no que se refere aos atributos intrínsecos ao produto ou aos processos produtivos, os quais possuem importância central para as empresas inseridas no contexto dos Agronegócios. Essa situação representa dificuldades quanto à identificação de ações oportunistas por parte dos agentes, impedindo retaliações da contraparte à quebra de confiança do outro agente. A partir desses aspectos conceituais, são identificadas algumas possíveis implicações em termos de gestão, as quais envolvem relevância da conduta organizacional para fortalecer relacionamentos mediante mecanismos de certificação, de forma a incrementar o desempenho individual. Por outro lado, o exercício analítico desenvolvido neste ensaio sugere que a intervenção governamental pode maximizar a competitividade setorial agregada no âmbito dos agronegócios.
Palavras-chave: Confiança. Sistemas de certificação. Arranjos interorganizacionais cooperativos. Agronegócio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.