INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FILANTROPIA PELA LEGITIMAÇÃO

Autores

  • Daniel Taborda Professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Instituto Politécnico de Coimbra
  • João Fontes da Costa Professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Instituto Politécnico de Coimbra

Resumo

Na Europa, a responsabilidade social das empresas, em particular a sua dimensão filantrópica, não está tão consolidada como nos EUA. Porém, nos últimos anos, confrontados com exigentes restrições orçamentais, os Estados-Membros da União Europeia esforçam-se por apoiar o setor privado não lucrativo (terceiro setor), assegurando a sua vitalidade. Daí que a compreensão das razões que estão na base da concessão de donativos pelas empresas seja fundamental para o fortalecimento do terceiro setor, que desempenha um papel central no bem-estar coletivo. As preferências individuais dos gestores influenciam a atividade filantrópica da empresa, afastando-a de uma trajectória de obtenção de lucros. Porém, a revisão de literatura efectuada e a reconfiguração das ligações concetuais sugerem que a procura da legitimação pessoal e empresarial, em um enquadramento institucional, constitui uma explicação pertinente para a concessão de donativos. O modelo teórico proposto ilustra que a procura de legitimação produz efeitos positivos na empresa e alinha os interesses dos agentes e dos principais.

Palavras-chave: Donativos. Legitimação. Institucionalismo. Terceiro setor. Responsabilidade social.

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Biografia do Autor

Daniel Taborda, Professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Instituto Politécnico de Coimbra

Doutor em Gestão de Empresas (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra).

Revisor Oficial de Contas.

João Fontes da Costa, Professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Instituto Politécnico de Coimbra

Doutor em Gestão de Empresas (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), mestre em Gestão de Empresas (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa).

Publicado

05-05-2014

Como Citar

Taborda, D., & Fontes da Costa, J. (2014). INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FILANTROPIA PELA LEGITIMAÇÃO. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(2), 767. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4095