O CAPITAL HUMANO COMO UM DRIVER DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM EMPRESAS INOVADORAS: O CASO DA APPLE

Autores

  • Josiane Fernandes FURB Universidade de Blumenau
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco UFSC Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edson Roberto Scharf Professor da FURB Universidade de Blumenau e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC)

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a participação do capital humano como um driver das estratégias de marketing da empresa Apple. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a coleta de dados primários e secundários. Entrevistas em profundidade foram realizadas com executivos responsáveis por unidades iPlace no Brasil e analisadas por meio da técnica de análise do conteúdo. A triangulação ocorreu por meio dos dados secundários. Os resultados demonstraram que o capital humano está inserido nas ações mercadológicas da Apple como um construto central e práticas estratégicas relevantes da Apple foram concebidas e encorajadas por Steve Jobs, sendo o capital humano um dos direcionadores das estratégias de marketing da organização.

Palavras-chave: Estratégias de marketing. Capital humano. Proposta de valor. Direcionadores de orientação de mercado. Apple.

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Biografia do Autor

Josiane Fernandes, FURB Universidade de Blumenau

PPGAD - Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestre em Administração

Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (CNPQ)

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, UFSC Universidade Federal de Santa Catarina

PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Publicado

14-03-2014

Como Citar

Fernandes, J., Pacheco, R. C. dos S., & Scharf, E. R. (2014). O CAPITAL HUMANO COMO UM DRIVER DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM EMPRESAS INOVADORAS: O CASO DA APPLE. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(2), 425–452. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3562