DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autores

  • Cristiano Henrique Antonelli Da Veiga Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro de Educação Superior Norte RS Departamento de Adminsitração
  • Lenir Basso Zanon UNIJUÍ Programa de pós-graduação em Educação nas Ciências - Doutorado

Resumo

Este estudo se propôs à elaboração de um material didático para o desenvolvimento do conteúdo de Administração da Produção e sua implementação em aula, acompanhada de uma investigação, na perspectiva da teoria da atividade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que emprega o estudo exploratório por meio da pesquisa-ação, cuja estratégia investigativa requer a participação ativa dos atores durante a realização das atividades e suas contribuições para a consecução dos resultados. Delimitou-se a investigação acerca do conteúdo de Planejamento Mestre da Manufatura com estudantes de duas turmas do Curso de Administração de uma Universidade Federal. Como limitações, apontou-se o elevado tempo inicial necessário para o desenvolvimento, pelo docente, desse tipo de material didático. Como potencialidades, apontaram-se o envolvimento e a participação ativa, tanto cognitiva quanto argumentativa dos estudantes durante a aula. Também foram oportunizados diversos momentos de interação como as ações para o complemento do texto didático, por meio da realização de exercícios e do debate acerca do conteúdo desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Henrique Antonelli Da Veiga, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro de Educação Superior Norte RS Departamento de Adminsitração

Professor Assistente do Departamento de Admininistração da UFSM - Campus Palmeira das Missões. Administrador, Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando em Educação nas Ciências

Lenir Basso Zanon, UNIJUÍ Programa de pós-graduação em Educação nas Ciências - Doutorado

Professora Doutora do Programa de Pós-Gradução em Educação nas Ciências - Doutorado da UNIJUÍ

Downloads

Publicado

10-04-2014

Como Citar

Da Veiga, C. H. A., & Zanon, L. B. (2014). DESENVOLVIMENTO DE TEXTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(3), 265–308. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3507