Revisitando a relação entre desempenho financeiro e divulgação ambiental: uma análise comparativa entre Brasil e Holanda
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.24547Palavras-chave:
Divulgação ambiental, Desempenho financeiro, Teoria da legitimidade, Teoria dos Stakeholders, Responsabilidade Social CorporativaResumo
Mediante a crescente necessidade dos stakeholders por informações que ultrapassam dados financeiros e a busca das empresas por legitimar sua imagem como responsável social e ambientalmente, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais fatores podem explicar o nível de divulgação ambiental das empresas brasileiras e holandesas. A pesquisa analisou 19 empresas brasileiras e 22 empresas holandesas presentes no ranking da Forbes (2015), durante os anos de 2015, 2016 e 2017. A variável dependente foi medida através de 30 indicadores ambientais da GRI. As variáveis independentes foram as características das firmas, como desempenho financeiro, idade e tamanho. Para obter os resultados foram utilizados: estatística descritiva e inferencial, testes de normalidade, correlação de Pearson e regressão hierárquica. Sob a luz da teoria da legitimidade e da teoria dos stakeholders, os dados apontaram que as empresas brasileiras são mais transparentes do que as empresas holandesas em suas divulgações ambientais. Os resultados apontaram que existe uma relação positiva entre vendas, valor de mercado, tamanho e idade da firma e a divulgação ambiental. Em contrapartida, os dados mostraram que existe uma relação negativa entre lucros e ativos e a divulgação ambiental. Conclui-se que o desempenho financeiro das firmas brasileiras e holandesas pode afetar a divulgação ambiental.
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