Efeito do ciclo financeiro no resultado das vendas de milho por frigorífico para fornecedores de suínos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.24054

Palavras-chave:

Ciclo financeiro, Comercialização de milho, Estudo de caso

Resumo

O estudo objetivou mensurar o efeito dos prazos do ciclo financeiro na lucratividade das operações de revenda de milho de um frigorífico para os seus fornecedores de suínos. Para esta finalidade foi utilizada metodologia qualitativa, descritiva e no formato de estudo de caso. Foram apresentadas as principais características do contexto estudado e evidenciada a diferença entre o resultado da venda “com” e “sem” a consideração dos prazos do ciclo financeiro na situação inicial, bem como numa simulação de aumento de cinco dias no prazo médio de pagamento dos fornecedores de milho. No primeiro cenário constatou-se que há uma redução média de 24,85% no resultado do período se comparados a margem de contribuição e o resultado considerando os prazos do ciclo financeiro. Tal situação poderia ser amenizada com a obtenção de mais cinco dias para quitar as compras de milho, pois se mantidos os demais dados e conseguido o aumento de prazo, o resultado final seria 20,34% menor que a margem de contribuição original. As contribuições desta pesquisa consistem em (i) evidenciar como avaliar a influência da extensão do ciclo financeiro no resultado das vendas da comercialização de milho pelo frigorífico e (ii) disponibilizar um instrumento de avaliação (planilha) a respeito, que pode ser atualizado periodicamente.

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Biografia do Autor

Rodney Wernke, PPGCCA/UNOCHAPECÓ

Contador, Doutor em Engenharia de Produção, Professor Universitário.

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Publicado

28-04-2022

Como Citar

Wernke, R. (2022). Efeito do ciclo financeiro no resultado das vendas de milho por frigorífico para fornecedores de suínos. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 20(3), 429–452. https://doi.org/10.18593/race.24054

Edição

Seção

Contabilidade