Análise das competências necessárias aos membros do colegiado pleno do Programa de Pós-graduação em Administração universitária da UFSC para a realização das ações previstas em seu planejamento estratégico
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.24028Palavras-chave:
Gestão universitária, Gestão por competências, Mapeamento de competências, Planejamento estratégicoResumo
Este estudo objetiva identificar as competências necessárias dos membros do Colegiado Pleno do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC para a realização das ações previstas em seu planejamento estratégico. O trabalho se justifica pela necessidade de aprofundamento dos estudos sobre Gestão por Competências no campo das universidades, ao buscar avançar nas discussões sobre o tema e desenvolver novas implicações no que diz respeito às competências necessárias de membros de colegiado em programas de pós-graduação. Buscou-se identificar as ações previstas no planejamento estratégico do PPGAU/UFSC; definir as competências previstas no planejamento estratégico do Programa; mapear as competências dos membros de seu Colegiado Pleno e sugerir ações de encaminhamento para os gestores e membros envolvidos nas ações estratégicas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, estudo de caso, com pesquisas bibliográfica e documental, sendo utilizadas entrevista e análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciam uma quantidade considerável de competências que foram apontadas e validadas pelos entrevistados e pela Coordenação do PPGAU/UFSC, o que indica a minuciosidade das ações do serviço público e a seleção dos indivíduos mais adequados para executar as ações que culminam nos objetivos do planejamento estratégico. As conclusões sugerem a gestão por competências como requisito fundamental para o atingimento da excelência no âmbito das instituições universitárias e que contribuições científicas são indispensáveis aos gestores acadêmicos para ampliar o leque de ferramentas disponíveis para o exercício profissionalizado no cotidiano da gestão universitária.
Downloads
Referências
Brandão, H. P., & Bahry, C. P. (2005). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público - RSP, 56(2), 179-194. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v56i2.224
Brandão, H. P., Guimarães, T. A., & Borges-Andrade, J. E. (2002). Competências emergentes na indústria bancária: um estudo de caso. Revista Comportamento Organizacional e Gestão, 8(2), 173-190.
Bruno-Faria, M. F., & Brandão, H. P. (2003). Gestão de competências: identificação de competências relevantes a profissionais da Área T&D de uma organização pública do Distrito Federal. Revista de Administração Contemporânea, 7(3), 35-36. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000300003
Carbone, P. P., Brandão, H. P., Leite, J. B. D., & Vilhena, R. (2005). Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas.
Dalmau, M. B. L. (2019). Disciplina de Gestão por Competências em IES. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária. UFSC.
Escola Nacional de Administração Pública. (2005). Relatório de gestão 2005. https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/703.
Escola Nacional de Administração Pública. (2009). Mesa-redonda de pesquisa-ação. https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/398/1/livro_mesa_redonda.pdf.
Escola Nacional de Administração Pública. (2020). Regulamento pré-seleção para o cargo de Coordenador-Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu. https://enap.gov.br/media_files/documentos/processos-seletivos/DGI/Regulamento_03_04_atualizacao_cronograma.pdf.
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, 5(SPE), 183-196. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010
Ienaga, C. H. (1998). Competence based management: seminário executivo. São Paulo: Dextron Consultoria Empresarial.
Madruga, R. (2018). Treinamento e desenvolvimento com foco em educação corporativa. São Paulo: Saraiva.
Mcclelland, D. (1973). Testing for competence rather than for intelligence. American Psychologist, January. DOI: https://doi.org/10.1037/h0034092
Pereira, M. F. (2010). Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas.
Richardson, R. J. et al. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Rios Neto, A. S. (2016). Complexidade nas Organizações. http://www.amb.com.br/portal/docs/artigos/Artigo%20-%20Complexidade%20nas%20Organiza.pdf.
Sparrow, P. R., & Bognanno, M. (1994). Competency requirement forecasting: issues for international selection and assessment. In C. Mabey, & P. Iles. (Orgs.). Managing learning. London : Routledge.
Universidade Federal de Santa Catarina. (2017). Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária. Legislação. Regimento do PPGAU. http://ppgau.paginas.ufsc.br/files/2017/11/Regimento-Final-PPGAU-Processo-n%C2%BA-23080.042491-2017-75-PublicadoBO.pdf.
Universidade Federal de Santa Catarina. (2019). Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária. Planejamento Estratégico do PPGAU. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/196427/2%20-%2024052019%20-%20Planejamento%20Estrat%c3%a9gico%20AprovadoAssinado.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Vergara, S. M. (2014). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.
Zarifian, P. (2001). Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Borges S. Martins, Nicolas Rufino dos Santos, Marcos B. L. Dalmau

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.