A autoexpressão como dimensão inovadora de motivação no compartilhamento de vídeos em redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v16i3.12370Resumo
Resumo
A troca de informações, conhecimentos e experiências sobre as marcas, bens e serviços entre os consumidores na internet é conhecida como boca a boca eletrônico ou e-Word of Mouth (eWOM). A autoexpressividade do consumidor foi associada ao aumento da interação social na rede social Facebook, por meio do compartilhamento de vídeos de campanhas publicitárias. Para tanto, fatores como autoexpressividade, autocongruência com a marca, nível de envolvimento do consumidor com a categoria de produtos e valor de entretenimento da mensagem poderão estar relacionados ao compartilhamento de vídeos empresariais. Desse modo, foi investigado se a autoexpressão é um dos motivadores para o compartilhamento de vídeos em redes sociais. Nesta pesquisa aplicou-se um questionário por meio de mensagens enviadas para consumidores que compartilharam dois vídeos em duas páginas distintas da rede social Faceboook. As hipóteses testadas nesta pesquisa, em uma análise estrutural geral, tiveram o valor de entretenimento da mensagem e o nível de autocongruência com a marca não rejeitados pelos cálculos estatísticos e tiveram o poder de explicação de 35,7% (r2 0,357) relacionados à autoexpressão. Apesar do resultado, não pode ser comprovada a autoexpressão como dimensão inovadora de motivação para o compartilhamento espontâneo de vídeos em redes sociais.
Palavras-chave: Autoexpressão. Compartilhamento espontâneo de vídeos. Comunicação eWOM. Rede social. Estratégia inovadora de comunicação.
Self-expression as motivation of innovative dimension in video sharing in social networks
Abstract
The exchange of information, knowledge and experience about the brands, goods and services among consumers on the internet is known as mouth-to-mouth electronic or e-Word of Mouth (eWOM). Consumer self-expression was associated with increased social interaction in the social network Facebook, through the sharing of video advertising campaigns. Therefore, factors such as self-expression, self-congruence with the brand, the consumer's level of involvement with the product category and the message of the entertainment value, may be related to the sharing of corporate videos. Thus, it was investigated if the self-expression is one of the motivators for sharing videos on social networks. This research applied a questionnaire through messages sent to consumers who shared two videos in two different pages Facebook social network. The hypothesis tested in this study in a general structural analysis have the entertainment value of the message and level of self-congruence with the brand not rejected by statistical calculations, and had the power to 35.7% explanation (r2 0.357) related to self-expression. Despite the result it can not be proven self-expression as an innovative dimension of motivation for spontaneous sharing videos on social networks.
Keywords: Self-expression. Spontaneous sharing videos. Communication eWOM. Social network. Innovative communication strategy.
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