AUTOCONCEITO E HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, QUE CUMPREM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO PROVISÓRIO (CASEP)

Autores

  • Scheila Beatriz Sehnem UNOESC
  • Andréia Maria Bernardt UNOESC

Resumo

A adolescência é um período de transição caracterizado por mudanças; nele, o adolescente pode passar por momentos de desequilíbrio e instabilidade extremos, o que poderá influenciar diretamente em seu repertório de habilidades sociais, bem como em seu autoconceito, influenciando seus comportamentos, condutas e relacionamentos sociais. Com a presente pesquisa, objetivou-se verificar o nível do autoconceito e das habilidades sociais dos adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep). Fizeram parte enquanto sujeitos cinco adolescentes com idades entre 14 e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Autoconceito Infantojuvenil (EAC-IJ), o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette) e uma entrevista semiestruturada. Com presente estudo, verificou-se que apesar de os adolescentes possuírem um autoconceito alto, de maneira geral apresentaram baixo repertório em habilidades sociais, confirmando o que já foi descrito pela literatura no que se refere aos adolescentes em conflito com a lei.

Palavras-chave: Adolescentes. Conflito com a lei. Autoconceito. Habilidades sociais.

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Publicado

2015-10-30

Como Citar

Sehnem, S. B., & Bernardt, A. M. (2015). AUTOCONCEITO E HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, QUE CUMPREM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO PROVISÓRIO (CASEP). Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/8551