Caracterização dos aspectos relacionados à criança, aos cuidados maternos e escolares de uma criança com autismo: um estudo de caso

Autores

  • Camila Rodrigues de Oliveira
  • Jorgiana Baú Mena Barreto

Resumo

O autismo é caracterizado pela presença de prejuízos no desenvolvimento da comunicação e interação social. Buscou-se, com este estudo, conhecer a criança com Transtorno de Espectro Autista (TEA), e abordar as relações com as áreas de cognição, psicomotricidade e personalidade, bem como refletir sobre os cuidados maternos e escolares da criança. Trata-se de um estudo de caso de uma criança diagnosticada com espectro autista (TEA), de cinco anos de idade, que frequenta o III ano do pré-escolar. A análise foi feita por meio do teste Desenho da Figura Humana (DFH), de duas técnicas, desenho-história com tema e desenvolvimento psicomotor, e de uma entrevista semiestruturada, que procurou conhecer os cuidados da mãe e da professora em relação à criança diagnosticada com o TEA. Neste trabalho sublinha-se a relevância do cuidado materno e escolar no desenvolvimento de uma criança com TEA, bem como a maneira que a mãe evita que a criança se prenda a rotinas, e a visível preparação da escola e da professora na inclusão ao receber a criança autista. Os resultados evidenciaram a importância dos cuidados maternos e escolares frente à criança com TEA, mediante a estimulação e a intervenção precoce, para uma melhor autonomia. Pretende-se, com este estudo, contribuir para que pais, professores e profissionais dessa área busquem cada vez mais estimular a criança autista para que alcance níveis de evolução satisfatórios.

Palavras-chave: Autismo infantil. Caracterização da criança. Cuidados maternos e escolares.

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Publicado

2018-11-14

Como Citar

Oliveira, C. R. de, & Barreto, J. B. M. (2018). Caracterização dos aspectos relacionados à criança, aos cuidados maternos e escolares de uma criança com autismo: um estudo de caso. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 61–76. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/19122