AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM PROFESSORES ENGENHEIROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Autores

  • Sabrina Vieira
  • Scheila Beatriz Sehnem
  • Ana Paula Rosa Unoesc

Resumo

As habilidades sociais mostram-se como importante fator na prevenção de conflitos nas relações interpessoais e comportamentos problemáticos. O desenvolvimento de um amplo repertório de habilidades sociais acarretará relações pessoais e profissionais mais produtivas, satisfatórias e duradouras, além de melhorar a saúde física e mental do indivíduo. Por outro lado, déficits e comprometimentos em habilidades sociais resultam em uma pior qualidade de vida e em diversos tipos de transtornos psicológicos. Tem-se a família como o primeiro grupo referencial desse comportamento, seguido pela escola, e o aprendizado dessas habilidades sociais continua ao longo da vida do ser humano. Esta pesquisa trata de um estudo exploratório que investiga o índice de habilidades sociais em professores engenheiros do Curso de Engenharia Civil de uma universidade comunitária do Meio-Oeste catarinense. Participaram da pesquisa 18 professores, dos quais nove são engenheiros civis, e os demais possuem formação em outras engenharias. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário estruturado e o teste Psicológico Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Os resultados indicaram predominância de bom repertório de habilidades sociais. No entanto, há prevalência de incapacidade no autocontrole da agressividade e na autoexposição a desconhecidos e a situações novas, o que sugere necessidade de se trabalharem as habilidades sociais desses profissionais por meio de programas de treinamento de habilidades sociais.

Palavras-chave: Habilidades sociais. Professores engenheiros. Universidade.

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Publicado

2017-10-11

Como Citar

Vieira, S., Sehnem, S. B., & Rosa, A. P. (2017). AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM PROFESSORES ENGENHEIROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 45–60. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/15443