AVALIAÇÃO DE POTENCIAL: RESULTADOS DE UM PROGRAMA DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen
No presente estudo teve-se como objetivo investigar como os alunos dos Cursos de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e em Propaganda e em Jornalismo, que participaram do Programa de Avaliação de Potencial no segundo semestre de 2009, oferecido pelo Laboratório de Psicologia do Trabalho do Curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba, avaliaram os resultados do Programa, identificando possíveis lacunas e visando ao melhoramento, uma vez que se trata de um Programa permanente. Como medida de avaliação, utilizou-se um questionário fechado. Os resultados indicaram que o Programa de Avaliação de Potencial foi avaliado de forma positiva e, segundo os alunos, favoreceu o esclarecimento de alguns aspectos pessoais que precisam ser melhorados, e o Treinamento de Habilidades Sociais possibilitou mudança de atitudes, habilidades e conhecimento.
Palavras-chave: Avaliação de potencial. Habilidades sociais. Comunicação social. Treinamento em habilidades sociais.
Descargas
Citas
BOLSONI-SILVA et al. Avaliação de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com universitário e Recém Formados. Interação em Psicologia, Curitiba, jul/dez. 2009 (13) 2, p. 241-251. Disponível em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/psicologia/article/viewFile/13597/11370 Acesso em 24 de jun de 2010
BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Supervisão em habilidades sociais e seu papel na promoção deste repertório em estagiários de psicologia. Revista brasileira terapia cognitiva, jun. 2009, vol.5, no.1, p.18-32. Disponível em:
http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872009000100003&lng=pt&nrm=&tlng=pt Acesso em: 16 de jul, 2010
CABALLO, Vicente. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos, 1999.
PSICÓLOGO, Código de ética profissional do. Conselho Federal de Psicologia. Brasília, 2005 Disponível em: http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/codigo_etica.pdf Acesso em: 17 de set, 2010
DELL PRETTE, Z. A. P.; DELL PRETTE, A. Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008
DELL PRETTE, Z. A. P.; DELL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância:Teoria e prática. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008
DELL PRETTE, Z. A. P.; DELL PRETTE, A. Habilidades sociais: Conceitos e campo teórico-prático. (2006) Disponível em: http://www.rihs.ufscar.br/armazenagem/pdf/artigos/habilidades-sociais-conceitos-e-campo-teorico-pratico Acesso em: 21 de jun 2010
DELL PRETTE, Z. A. P.; DELL PRETTE, A. No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia, 8(3), 413-429, 2003. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n3/19963.pdf Acesso em, 21 de jun 2010
DELL PRETTE, Z. A. P.; DELL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais:Teoria e educação. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1999
GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão de talentos. São Paulo: MAKRON Books, 2002.
LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de desempenho: métodos e acompanhamento. São Paulo: Atlas, 1992.
MURTA, Sheila Giardini. Aplicações do treinamento em habilidades sociais: análise da produção nacional. Psicologia Reflexão e Crítica. vol.18 no.2 Porto Alegre mai/Agos. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200017 Acesso em: 14 set, 2010
PONTES, B. R.. Avaliação de desempenho: uma abordagem sistêmica. 4.ed., ver. e ampl. São Paulo: LTr, 1989.