A importância da avaliação psicológica em docentes

Autores/as

  • Chancarlyne Vivian Unoesc
  • Lisandra Antunes de Oliveira

Resumen

A avaliação psicológica (AP) aponta para a complexidade do ser humano e de seus fenômenos psicológicos. Com esse intuito, neste estudo teve-se como objetivo analisar a importância da avaliação psicológica em professores na prática docente, uma vez que esses profissionais representam uma categoria que está exposta a muitos desafios e vulnerabilidades. Trata-se de um estudo de caso qualiquantitativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada e aplicação da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT). Após análise, os resultados foram organizados em quatro categorias: as vulnerabilidades na atividade laboral; os desafios de ser professor; o profissional camaleão: estratégias, habilidades e capacidades do docente; e as tonalidades da docência, que discorrem sobre os principais aspectos percebidos no trabalho de professores de uma escola pública. Para isso, foram utilizados instrumentos da avaliação psicológica para identificar fragilidades e potencialidades de suas práticas, com o propósito de posteriormente traçar estratégias para melhorias e resolutividades de situações que estão presentes no contexto escolar. Entende-se que é fundamental a inserção da avaliação psicológica nesse cenário, a fim de proporcionar a construção de um espaço singular nas relações humanas, em que cada docente seja percebido na sua integralidade, oportunizando para os profissionais e a sociedade uma educação com mais qualidade e maiores avanços.

Palavras-chave: Avaliação psicológica. Docente. Trabalho.

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Biografía del autor/a

Chancarlyne Vivian, Unoesc

Psicóloga

Especialista em Avaliação Piscológica

Mestranda em Ciências da Saúde

 

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Publicado

2018-11-14

Cómo citar

Vivian, C., & Oliveira, L. A. de. (2018). A importância da avaliação psicológica em docentes. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 19–32. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/19209