NÍVEL DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA EM PERÍODO DE ESTÁGIO

Autores/as

  • Juliana Vancin
  • Scheila Beatriz Sehnem UNOESC

Resumen

A formação acadêmica é primordial para a capacitação profissional, e sua legitimidade depende de diversos fatores, como condições e meio físico adequados, qualidade de ensino, tempo dedicado ao estudo, concentração e nível de atenção. No presente artigo discute-se o estresse na vida acadêmica de estudantes concluintes de um Curso de Psicologia da região Sul do País. Metodologicamente, é uma pesquisa descritiva, com amostra composta por 27 acadêmicos do nono período do Curso de Psicologia. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL) e um questionário. Os resultados apontaram que 70% dos acadêmicos entrevistados apresentam sintomas de estresse patológico em um ou mais níveis (alerta, resistência, quase exaustão e exaustão), enquanto 30% não apresentam sintomas em nenhum nível. Conclui-se que para os acadêmicos concluintes do Curso de Psicologia há a necessidade de apoio psicológico, maior prática de atividades físicas e de lazer, que tragam prazer para eles, pois é um fator importante no combate ao estresse.  

Palavras-chave: Estresse. Estresse em acadêmico. Psicologia.

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Publicado

2017-10-11

Cómo citar

Vancin, J., & Sehnem, S. B. (2017). NÍVEL DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA EM PERÍODO DE ESTÁGIO. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 143–156. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/15582