AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL DE SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO OESTE CATARINENSE

Autores/as

  • Juliana Palavesini
  • Scheila Beatriz Sehnem UNOESC

Resumen

A avaliação de clima organizacional mostra-se como uma possibilidade de conhecimento do ambiente de trabalho e do seu nível de qualidade por meio de um instrumento que identifica as características e que permite diagnosticar as percepções e aspirações das pessoas que fazem parte da uma instituição. No presente estudo consolida-se uma investigação com o objetivo de avaliar o clima organizacional a fim de identificar os fatores que interferem no ambiente de trabalho de colaboradores técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior. O método utilizado na pesquisa é correlacional de natureza quantitativa, sendo obtidos os dados mediante aplicação de questionário semiestruturado, aplicado com 46 colaboradores da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Joaçaba, composto por perguntas de cunhos pessoal e profissional, aplicadas no primeiro semestre de 2016. Denota-se que hoje o trabalho se configura como um dos fatores principais no processo de saúde e adoecimento dos trabalhadores, afetando a saúde tanto física quanto mental e interferindo, dessa maneira, nos comportamentos profissional e social do indivíduo. O grupo pesquisado revelou estar satisfeito de modo geral em trabalhar na Unidade de ensino pesquisada. Diante dos altos níveis de satisfação dos servidores em relação ao clima organizacional da Unidade de ensino, conclui-se que existem condições favoráveis para o bom funcionamento desta e para a melhoria da qualidade dos serviços. 

Palavras-chave: Clima organizacional. Avaliação. Trabalhadores. 

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Publicado

2017-10-11

Cómo citar

Palavesini, J., & Sehnem, S. B. (2017). AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL DE SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO OESTE CATARINENSE. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 61–70. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/15579