ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores/as

  • Caroline Borges da Silva Unoesc
  • Dagmar B. Mena Barreto Unoesc

Resumen

A tecnologia educacional tem evoluído muito rápido ao longo dos anos, no entanto, a acessibilidade para os alunos com deficiência visual ainda carece de investimento e planejamentos de médio e longo prazos. Nesta pesquisa teve-se como propósito descrever a percepção de alunos com deficiência visual sobre as estratégias de acessibilidade utilizadas por eles no contexto do ensino superior. Quanto ao método, a pesquisa teve caráter descritivo, participaram dela quatro alunos com deficiência visual. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado. Entre os resultados apresentados destaca-se a percepção dos alunos de que há uma limitação no que se refere a materiais de apoio pedagógico e em especial a livros em braille, nas diferentes áreas do conhecimento. Destacaram, ainda, que os professores não apresentam formação adequada quanto aos processos de acessibilidade e inclusão. Por fim, apresentaram algumas críticas em relação ao acesso aos bancos de dados como Scielo e Periódicos Capes, bem como a homepage e o sistema acadêmico da instituição de ensino superior na qual estudam. A conclusão aponta para a necessidade de dar a devida atenção às críticas e sugestões dos alunos, de forma permanente e não restrita às emergências tão comuns no ambiente acadêmico.

Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Pessoa com deficiência. Acessibilidade. Deficiência.

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Citas

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Publicado

2016-09-22

Cómo citar

da Silva, C. B., & Mena Barreto, D. B. (2016). ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 53–64. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/12004