AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESTRESSE DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA NA FASE FINAL DO CURSO
Abstract
O estresse está presente em diversas culturas, sociedades e pessoas, podendo-se afirmar que ele afeta a maioria da população brasileira. Assim, o estresse pode se desenvolver em diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e o fato de estar na universidade pode ser um evento que propicia o estresse. A partir do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência de sintomas de estresses nos estudantes de medicina que estão na fase final do Curso, bem como investigar qual é seu nível de ansiedade. É uma pesquisa descritiva, que ocorreu no primeiro semestre de 2016, em uma Universidade do Oeste de Santa Catarina, com um total de 23 acadêmicos entre 18 e 43 anos. Para a coleta de informações, foi realizada a aplicação de dois instrumentos psicológicos e um questionário semiestruturado elaborado pelas pesquisadoras. Os resultados encontrados indicaram que mais da metade dos alunos entrevistados possui estresse e que todos os acadêmicos apresentam algum nível de ansiedade, todavia, somente dois acadêmicos apresentaram resultados significativos para uma ansiedade elevada, prejudicial para a saúde mental. Dessa forma, conclui-se que o estresse acadêmico e a ansiedade são sentimentos vivenciados em algum momento durante a formação acadêmica.
Palavras-chave: Estresse. Ansiedade. Universitários. Saúde mental.
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