IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS PARENTAIS CORRELACIONADOS ÀS HABILIDADES SOCIAIS DOS EDUCANDOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE
Abstract
Habilidades sociais aplicam-se às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório de um indivíduo, que contribuem para a competência social, favorecendo um relacionamento saudável e produtivo com as pessoas. Estilo parental caracteriza a forma como os pais lidam com as questões de poder e hierarquia na relação com os filhos e as posições que adotam frente aos problemas disciplinares, ao controle do comportamento e à tomada de decisões. Essa pesquisa é um estudo exploratório que correlaciona os achados de pesquisa prévia de habilidades sociais, na qual se aplicou o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) nos educandos, com o estilo parental de seus genitores. Assim, o presente estudo realiza o entendimento da composição familiar dos educandos, em seguida, revisita os resultados destes quanto ao repertório de habilidades sociais, para realizar posterior correlação com os achados do Inventário de Estilo Parental (IEP). Participaram da pesquisa oito educandos do Programa Campeões da Vida do Instituto Guga Kuerten respondentes da primeira pesquisa de habilidades sociais e remanescentes no núcleo de Campos Novos, SC. Os resultados indicam que o desenvolvimento de habilidades sociais pode ter influência do estilo parental adotado pelos pais, todavia, ao longo do desenvolvimento, outros referenciais surgem na vida da criança que podem contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades sociais. O estudo sugere o treinamento de habilidades sociais e de práticas educativas na população estudada.
Palavras-chave: Habilidades sociais. Estilo parental. Família.