HABILIDADES SOCIAIS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Scheila Beatriz Sehnem Unoesc
  • Ana Paula Rosa Unoesc
  • Adriana da Silva

Abstract

O desenvolvimento de um amplo repertório de habilidades sociais acarretará relações mais saudáveis, indicando ajustamento psicossocial e expectativas futuras positivas; o contrário, um repertório social empobrecido, pode constituir sintoma ou correlato de problemas psicológicos. Na infância, o aprendizado dessas habilidades acontece por meio dos modelos que as crianças possuem, sendo a família o primeiro grupo social no qual ela é inserida e, posteriormente, a escola, tendo o professor como modelo e referência para essa criança. Assim, no presente artigo objetivou-se identificar o nível de habilidade social dos professores da educação infantil de escolas das redes particular e municipal do Município de Joaçaba. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com nove professoras participantes, sendo cinco da rede municipal e quatro da rede particular de ensino do Município de Joaçaba, situado na região Meio-Oeste de Santa Catarina. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Habilidades Sociais e uma entrevista semiestruturada. De modo geral, os sujeitos obtiveram níveis medianos de habilidade sociais, demonstrando ter um bom conhecimento sobre o assunto. As habilidades sociais mais reforçadas pelos sujeitos em sala de aula são: empatia, civilidade, expressão dos sentimentos, autocontrole e expressividade emocional, habilidades sociais acadêmicas e o fazer amizades; todavia ressalta-se a necessidade de se trabalhar a solução de problemas interpessoais e a assertividade em seus alunos, aspectos estes necessários para uma qualidade de vida em todas as fases do desenvolvimento.

Palavras-chave: Habilidades sociais. Professor. Criança.

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Published

2016-09-22

How to Cite

Sehnem, S. B., Rosa, A. P., & Silva, A. da. (2016). HABILIDADES SOCIAIS EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 79–92. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/12048