A PSICOTERAPIA DE APOIO COMO MÉTODO PARA ATENDER À DEMANDA DE QUEIXA NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS: UM ESTUDO DE CASO
Abstract
A psicoterapia consiste em um método de tratamento por meio da fala. Nesse sentido, diversas são as modalidades de psicoterapia existentes, e neste estudo explicita-se a modalidade psicoterápica da psicoterapia de apoio, que é um dos métodos mais utilizados em todas as instituições e consultórios privados cujos serviços se destinam à saúde mental. As características que permeiam esse modelo psicoterápico, bem como seus aspectos teórico-metodológicos, são apresentados ao longo do estudo, proporcionando uma visão geral acerca da conceituação, indicação e técnicas utilizadas na psicoterapia de apoio. Apresenta-se, também, um caso clínico atendido no qual se utilizaram, para fins de tratamento, os pressupostos teórico-metodológicos da psicoterapia de apoio; a queixa da paciente referia-se a problemas de relacionamento interpessoal, e com o passar dos atendimentos ela apresentou melhora em alguns aspectos de sua vida, encontrando-se, todavia, ainda em processo psicoterapêutico.
Palavras-chave: Psicoterapia de apoio. Estudo de caso. Relacionamento interpessoal.
Downloads
References
CORDIOLI, Aristides Volpato. As principais psicoterapias: fundamentos teóricos, técnicas, indicações e contra-indicações. In: CORDIOLI, Aristides Volpato (Org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. cap. 1, p. 19-41.
CORDIOLI, Aristides Volpato et al. Psicoterapia de apoio. In: CORDIOLI, Aristides Volpato (Org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. cap. 11, p. 188-203.
URSANO, R. Psicanálise, psicoterapia psicanalítica e psicoterapia de apoio. In: HALES, Robert E.; YUDOFSKY, Stuart C. Tratado de Psiquiatria Clínica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 26.