DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA À PSICOTERAPIA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jorgiana Bau
  • Marcos André Macedo Martins

Resumo

Na prática clínica de Psicologia, muitas vezes, aparecem casos de crianças encaminhadas para avaliação psicológica pela escola ou por outros profissionais da saúde. A avaliação psicológica, no entanto, não tem finalidade psicoterapêutica – como o próprio nome sugere, ela tem finalidade avaliativa. No estudo de caso apresentado neste artigo, um paciente veio para o consultório com uma demanda desse tipo. O objetivo da mãe e da escola era a obtenção do auxílio de um segundo professor em sala de aula. Porém, durante esse processo, foram surgindo vários fatores que exigiriam um trabalho psicoterapêutico. Dessa forma, após a devolutiva da Avaliação Psicológica, foi iniciado um processo de psicoterapia, com abordagens de ludoterapia e arteterapia em razão do perfil do paciente. Com esse processo, o paciente foi capaz de crescer internamente como sujeito, o que se refletiu, inclusive, em sala de aula.

Palavras-chave: Avaliação psicológica. Psicoterapia. Ludoterapia. Arteterapia. Criança.

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Publicado

2017-10-11

Como Citar

Bau, J., & Martins, M. A. M. (2017). DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA À PSICOTERAPIA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 83–92. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/15418