ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Caroline Borges da Silva Unoesc
  • Dagmar B. Mena Barreto Unoesc

Resumo

A tecnologia educacional tem evoluído muito rápido ao longo dos anos, no entanto, a acessibilidade para os alunos com deficiência visual ainda carece de investimento e planejamentos de médio e longo prazos. Nesta pesquisa teve-se como propósito descrever a percepção de alunos com deficiência visual sobre as estratégias de acessibilidade utilizadas por eles no contexto do ensino superior. Quanto ao método, a pesquisa teve caráter descritivo, participaram dela quatro alunos com deficiência visual. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado. Entre os resultados apresentados destaca-se a percepção dos alunos de que há uma limitação no que se refere a materiais de apoio pedagógico e em especial a livros em braille, nas diferentes áreas do conhecimento. Destacaram, ainda, que os professores não apresentam formação adequada quanto aos processos de acessibilidade e inclusão. Por fim, apresentaram algumas críticas em relação ao acesso aos bancos de dados como Scielo e Periódicos Capes, bem como a homepage e o sistema acadêmico da instituição de ensino superior na qual estudam. A conclusão aponta para a necessidade de dar a devida atenção às críticas e sugestões dos alunos, de forma permanente e não restrita às emergências tão comuns no ambiente acadêmico.

Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Pessoa com deficiência. Acessibilidade. Deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, Dagmar Bitencourt Mena; FERREIRA, Alfredo Alves. Representação Social e Expectativas de Alunos Universitários com Deficiências sobre Trabalho. 2013. 34 f. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2013. (Não publicado).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e IES. Referências de Acessibilidade na Educação Superior e a Avaliação In-Loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Brasília, DF. 2011. Disponível em:< http://www.ampesc.org.br/_arquivos/download/1382550379.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. LEI 10.861, de 14/4/2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

CROCHÍK, José Leon, et al. Atitudes de professores em relação à educação inclusiva. Revista Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v. 29, n. 1, p. 40 – 59, 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/pcp/v29n1/v29n1a05.pdf>. Acesso em: 02 set. 2012.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O papel da Universidade no contexto da política inclusiva, reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial. Santa Maria. V. 23, n. 38, p. 345 – 356. Set./dez. 2010. Disponível em:< http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/2095>. Acesso em: 08 mar. 2013.

GOMES, Claudia; REY, Luis Gonzalez. Inclusão Escolar: Representações Compartilhadas de Profissionais da Educação acerca da Inclusão Escolar. Revista Psicologia Ciência e Profissão. Brasília, v. 27, n. 3, p. 406 – 417, set. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v27n3/v27n3a04.pdf>. Acesso em: 02 set. 2012.

MELO, F. R. L. V. (Org.). Inclusão no ensino superior: docência e necessidades especiais. Natal: Ed. UFRN, 2013.

MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Nas trilhas da Exclusão: as práticas curriculares de sala de aula como objeto de estudo. In: ______. Deficiência e Escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP, 2008. Cap. 4. p. 109 – 162.

PEREIRA, Marilú Mourão. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino superior. UNIrevista, v. 1 n. 2 abr-2006. Disponível em:< http://www.faders.rs.gov.br/uploads/1208183558UNIrev_Pereira.pdf>. Acesso em 08 mar 2013.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, ano 5, n. 24, jan./fev. 2002, p. 6-9.

VITALIANO, Célia Regina. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, set. – dez. 2007. V. 13, n. 13, p. 399 – 414. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbee/v13n3/a07v13n3.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2013.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

da Silva, C. B., & Mena Barreto, D. B. (2016). ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 53–64. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/12004