INVENTÁRIO DE ANFÍBIOS ANUROS EM DUAS NASCENTES DO RIO ENGANO NO MUNICÍPIO DE IRANI, SC
Resumen
Os anfíbios são um grupo de vertebrados tetrápodes muito diversificado, de grande importância ecológica, que vêm sofrendo com a fragmentação e a diminuição dos habitats naturais, o que, por consequência, contribui consideravelmente para a perda da biodiversidade. Estudos da composição da diversidade dos anfíbios são de extrema importância para se adotarem medidas de conservação ambiental, além de permitir conhecer padrões de distribuição das espécies, incluindo aquelas ameaçadas de extinção e indicadoras de qualidade ambiental. Por serem muito sensíveis a alterações do ambiente, são considerados bons indicadores das condições de impacto de florestas e da saúde geral de um ecossistema. Com o presente trabalho objetivou-se inventariar a diversidade da anurofauna no entorno de duas nascentes do Rio Engano, no Município de Irani, SC. O estudo iniciou-se no mês de março e terminou em setembro de 2015, e as amostragens foram realizadas por meio de armadilhas de queda, procura visual e encontros ocasionais. Foram registradas 13 espécies pertencentes a seis famílias: Bufonidae, Cycloramphidae, Hylidae, Leiuperidae, Leptodactylidae, Microhylidae, totalizando um esforço amostral de 49 dias, 1.176 horas/balde e 49 dias de observação visual. A família mais representativa foi Bufonidae, com 136 espécimes, seguida da família Leiuperidae, com 109 espécimes. Os pontos amostrais mostraram-se bem diferenciados, havendo espécies registradas somente em um dos pontos amostrais, sugerindo, assim, a existência de habitats específicos para algumas espécies de anfíbios, o que justifica a necessidade da continuação de estudos sistematizados e de longo prazo sobre a dinâmica populacional das espécies nativas e exóticas, a fim de se conhecer o status de conservação das espécies nativas e subsidiar ações de manejo, visando à conservação da anurofauna no local.
Palavras-chave: Anurofauna. Bioindicadores. Diversidade. Nascentes.
Descargas
Citas
ALVES, F.C., BRANCO, A., LUCAS, E.M. & FORTES, V.B. 2008. Ocorrência da espécie exótica Lithobates catesbeianus(rã-touro) em ambientes naturais nos municípios de Chapecó e Guatambu, Santa Catarina, Brasil. Acta Amb. Catar. 5(1-2): 35-42.
AURICCHIO, P.; SALOMÃO, M. da G.; Técnica de coleta e preparação de vertebrados; Editora Terra Brasilis; 1 ed.; São Paulo; 2002.
BRANDÃO, R.A.; ARAÚJO, A.F.B. A herpetofauna associada às matas de galeria do Distrito Federal. In Cerrado: Caracterização e -Recuperação de Matas de Galeria (Ribeiro, J.F., Fonseca, C.E.L. & Sousa-Silva, J.C., eds.). Embrapa Cerrados, Planaltina. 2001
CAORSI, V. Z et al, Comportamento Reprodutivo de Melanophyniscus cambaraensis (Anura: Bufonidae) na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil, Departamento de Zoologia, Instituto de Biociência, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre RS, 2011.
CONTE, Carlos E.; ROSSA-FERES, Denise de C. Riqueza e distribuição espaço-temporal de anuros em um remanescente de Floresta de Araucária no sudeste do Paraná. Revista Brasileira de Zoologia, São Paulo, v. 24, n. 4, dez. 2007.
HADDAD, C.F.B.; PRADO, C.P.A.; Reproductive modes in frogs and their unexpected diversity in the Atlantic Forest of Brazil; BioScience; vol.55, n.3, p.207-217; 2005.
HADDAD, Célio F. B.; Uma Análise da Lista Brasileira de Anfíbios Ameaçados de Extinção; In: BRASIL; ICMBio-Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Departamento de Zoologia,
Universidade do Estado de São Paulo; Rio Claro/SP; 2008.
KWET, A. & DI-BERNARDO, M.; Pró-mata-anfíbios. Amphibien. Amphibians. EDIPUCRS, Porto Alegre.1999.
KOPP, K.; SIGNORELLI, L.; BASTOS, R. P.; Distribuição temporal e diversidade de modos reprodutivos de anfíbios anuros no Parque Nacional das Emas e entorno, estado de Goiás, Brasil. Lheringia, ser. Zoologia. Porto Alegre, 2010. 40
LINGNAU, R.; Distribuição temporal, atividade reprodutiva e vocalizações em uma assembléia de anfíbios anuros de uma Floresta Ombrófila Mista em Santa Catarina, sul do Brasil. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre, 2009.
LUCAS, E.M.; Diversidade e conservação de anfíbios anuros no Estado de Santa Catarina, sul do Brasil; Tese (Doutor em Ciências); Instituto de Biociências; Universidade de São Paulo. São Paulo. 2008.
LUCAS, Eliane M.; MAROCCO, João C.; Anurofauna (Amphibia, Anura) em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista no Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil; Biota Neotropical; vol. 11, n.1, p. 1-8, 2011.
PLIZZARI, A.; Levantamento da anurofauna de um remanescente de mata situado entre o campus I e II da UNOESC – Campus de Joaçaba; Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Biológicas); Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC;
VITALI, Barbara. Diversidade de Anfíbios em Fragmento de Mata localizado no Município de Salto Veloso – SC. TCC II do Curso de Ciências Biológicas, Área das Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de
Joaçaba. 2014.
WOEHL Jr., Germano; WOEHL, Elza Nishimura; Anfíbios da Mata Atlântica; Cartilha Anfíbios do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade; 2013.