DIVERSIDADE DE MAMÍFEROS NÃO VOADORES EM UM REMANESCENTE FLORESTAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA, SC

Autores

  • Ariane Anschau Bióloga - Unoesc
  • Fernanda Maurer D´Agostini UNOESC

Resumo

A conservação da biodiversidade está diretamente relacionada à perturbação antrópica nos ecossistemas. A fragmentação de habitats tem sido considerada um dos problemas ambientais fundamentais para a conservação da biodiversidade, tornando sua compreensão algo de suma importância. Neste estudo teve-se como objetivo realizar um levantamento da diversidade de espécies de mamíferos não voadores no fragmento de mata e indicar o uso do ambiente (habitat e micro-habitat) das espécies localizadas no Município de Joaçaba, SC, Brasil. O presente estudo foi realizado durante o período de novembro de 2012 a setembro de 2013, totalizando 11 meses de amostragem. Para esse levantamento, foram utilizadas as seguintes metodologias: observação direta com armadilhas do tipo Young e armadilhas Sherman, além de visualização noturna e visualização indireta ou vestigial; o método de armadilhas se sobressaiu em relação ao número de espécies amostradas. Foram registradas cinco ordens, 10 famílias e 13 espécies de mamíferos não voadores, totalizando 90 espécimes. Entre as espécies, a mais abundante foi Nasua nasua, com 37 indivíduos amostrados, Mazama nana foi visualizada e encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção de Santa Catarina. Em relação à sazonalidade, os meses mais quentes se destacaram, principalmente dezembro, que apresentou maior número de espécimes encontrados. Com esses dados, conclui-se que a diversidade de mamíferos não voadores no fragmento amostrado apresentou abundância quando relacionados ao número de espécimes encontrados, indicando que os animais estão se adaptando a ambientes fragmentados localizados em áreas urbanas.

Palavras-chave: Fragmento. Diversidade. Antropização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maurer D´Agostini, UNOESC

Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialista em Sistemática e Biodiversidade Animal (PUCRS), Mestre em Biociências (PUCRS) e Doutora em Zoologia (PUCRS). Atualmente trabalho na linha de pesquisa Biologia de agentes infectocontagiosos da UNOESC.

Referências

COLWELL, Robert. EstimateS: Statistical estimation of species richness and shared species from samples. Version 8. Persistent. Purl.oclc.org/estimates, 2006.

CHEREM, Jorge J. Registro de mamíferos não voadores em estudos de avaliação ambiental no sul do Brasil. Florianópolis, SC, 2005.

CHEREM, Jorge José et al. Mastofauna terrestre do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Estado de Santa Catarina, sul do Brasil. SC, Biotemas, 24 (3): 73-84, 2011.r

COSTA, Carla Gheller. Mamíferos não-voadores do Campus “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Piracicaba, SP, 2002.

FATMA - Fundação do Meio Ambiente, Lista de espécies ameaçadas de SC, 2012.

GOOGLE MAPS. Disponível em: <http://maps.google.com/> Acesso em: 28/09/2011.

IBGE, Cidades 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1.> Acesso em: 14 ago. 2011.

IMPE. Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica. São Paulo. 2011

MASCARELLO, Jéssica. Levantamento de mamíferos não voadores de um fragmento de mata e seu entorno no município de Joaçaba-SC. Joaçaba, 2011.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Livro vermelho: da fauna brasileira ameaçada de extinção. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2008. 2 v.

PARERA, A. Los mamiferos de la Argentina, y La región austral de

sudamérica. Buenos Aires: Editorial El Ateneo, 2002. 453 p.

PRADO, Maressa Rocha do; ROCHA, Ednaldo Cândido; GIUDICE, Gisele Mendes Lessa del. Mamíferos de médio e grande porte em um fragmento de Mata Atlântica, Minas Gerais, Brasil. Rev. Árvore vol.32 no.4, 2008.

REIS, Nelio. R; PERACCHI, Adriano. L; FANDINÕ-MARIÑO, Hernán; ROCHA, Vlamir. J; (orgs.). Mamíferos da Fazendo Monte Alegre, Paraná. Londrina: Eduel, 2005

SIMÕES, Raquel de Oliveira. Biodiversidade dos Helmintos parasitos dos roedores simpátricos, Oligoryzomys nigripes e Akodon spp. (Rodentia: Sigmodontinae), na Mata Atlântica, Teresópolis, RJ, Brasil. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Veterinária. Seropédica, RJ, 2009.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

Anschau, A., & D´Agostini, F. M. (2016). DIVERSIDADE DE MAMÍFEROS NÃO VOADORES EM UM REMANESCENTE FLORESTAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA, SC. Jornada Integrada Em Biologia, 10. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/jornadaintegradaembiologia/article/view/10188

Edição

Seção

Resumos