Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita. Não serão aceitas submissões que tenham sido publicadas anteriormente ou que estejam sob apreciação simultânea em outro periódico.
  • No arquivo "Capa" deve ser informado, de todos os autores, o maior nível de formação, filiação, endereço de e-mail, ORCID e contribuição para o trabalho.
  • Os trabalhos podem ser publicados em português e/ou em inglês. Entretanto, todos devem possuir título, resumo e palavras-chave em ambos idiomas.
  • A submissão inicial deve conter os arquivos “Capa” e “Manuscrito”.
  • O trabalho contém até 9 (nove) autores, com as suas contribuições discriminadas no arquivo "Capa".
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word (*.doc ou *.docx).
  • As referências devem estar no formato American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
  • Figuras e tabelas devem ser inseridas no texto acompanhadas de suas legendas, no local que for pertinente. As tabelas devem estar em formato editável.
  • Todos os trabalhos que envolvam humanos (direta ou indiretamente) ou animais devem apresentar número do protocolo de aprovação do comitê de ética em pesquisa.
  • Todos os autores são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, e quaisquer conflitos de interesse devem ser informados.

Diretrizes para Autores

INFORMAÇÃO SOBRE CUSTOS

A revista não cobra taxas para submissão, avaliação, edição ou publicação e os trabalhos publicados têm acesso livre.

 

ARQUIVOS

Para a submissão inicial, solicitamos o envio de dois arquivos, “Capa” e “Manuscrito”, e ambos devem ser anexados como “Texto do artigo”.

Os dois arquivos devem estar em formato de documento do Microsoft Word (*.doc, *.docx). Pedimos para que o texto tenha formatação mínima. É sugerida, para o corpo do texto, a fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.

 

Capa

Documento de identificação da submissão. Este arquivo não será compartilhado com os Avaliadores.

Ele deve conter as seguintes informações:

1. Título do manuscrito (não exceder 20 palavras);

2. Seção (Biociências, Saúde ou Inovação -- mais informações na seção Sobre a revista);

3. Nome completo dos autores, sem abreviações, acompanhados de legenda indicando:

a)
Afiliação (departamento/curso/programa, instituto e universidade, seguido de cidade, estado e país);
b) Endereço de e-mail;
c) ORCID-iD (https://orcid.org/).

Observação: a revista limita o número de autores a 9 (nove).

4. Indicar um autor como “autor correspondente”, incluindo endereço físico completo para correspondência;

5. Informação de como cada autor contribuiu com o trabalho, sendo observados os tipos de papéis ou funções que caracterizam uma coautoria (adaptado de https://credit.niso.org):

a) Conceituação: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos de pesquisa relevantes.
b) Curadoria de dados: Atividades de gerenciamento para comentar dados (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, onde for necessário, para interpretar os dados propriamente ditos) para uso inicial e posterior reutilização.
c) Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.
d) Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação.
e) Investigação: Condução de um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados/evidências.
f) Metodologia: Desenvolvimento ou concepção de metodologia; criação de modelos.
g) Administração de projetos: Responsável pela gestão e coordenação do planeamento e execução da atividade de pesquisa.
h) Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outros instrumentos de análise.
i) Programas de computador: Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
j) Supervisão: Responsabilidade de supervisão e liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo orientação para além da equipe principal.
l) Validação: Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade geral dos resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.
m) Visualização: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.
n) Escrita (rascunho original): Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação da versão inicial (incluindo tradução substantiva).
o) Escrita (revisão e edição): Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por parte do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão – incluindo etapas de pré ou pós-publicação.

6. Declaração de conflitos de interesse (na ausência de conflitos de interesse, escrever “os autores não possuem conflitos de interesse a declarar”);

7. Informar agências de fomento, se existentes.

 

Manuscrito

Conteúdo do trabalho, sem informações que possam identificar os autores. Este é o arquivo que será compartilhado com os Avaliadores.

Ele deve conter:

 

1. Título do manuscrito

- Até 20 palavras.

2. Título curto

- Até 10 palavras.

3. Resumo

Entre 200 e 300 palavras, em texto corrido. Mesmo sem apresentar os subtítulos para cada parte, a seguinte estrutura deve ser levada em consideração:

a) aspectos-chave do problema de pesquisa;
b) justificativa;
c) métodos;
d) resultados;
e) conclusões/implicações.

3. Palavras-chave

- 3-5 palavras-chave correspondentes aos DeCS/MeSH, em ordem alfabética.

4. Title, abstract e keywords

- Repetir os itens “1”, “2” e “3” em inglês, respeitando as mesmas normas. Se a submissão for em inglês, solicita-se o envio desses itens também em português.

5. Corpo do texto

- Para um trabalho baseado em dados originais, são esperadas até 5000 palavras (sem contar com legendas para figuras e tabelas);

- Incluir numeração de linhas;

- Se necessário grifar alguma passagem no corpo do texto, utilizar somente itálicos;

- Evitar o uso de listas no corpo do texto (numeradas, com bullet points, etc.);

- Não utilizar citações diretas (entre aspas; transcrições diretas da fonte original), exceto se for para algum conceito ou definição estabelecida.

5.1. Seções e subseções

- Para artigos originais e revisões sistemáticas, dividir nas seções “Introdução”, “Material e métodos”, “Resultados”, “Discussão” e “Conclusão”. Obs.: É permitida a submissão com a mescla das seções "Resultados" e "Discussão", mas se este formato não for considerado pertinente para o trabalho em questão, pode ser solicitada a sua separação. Assim, recomenda-se a submissão das seções individualizadas;

- Relatos de caso devem ser estruturados com “Introdução”, “Apresentação do caso”, “Discussão” e “Conclusão”;

- O formato para revisões narrativas é flexível, sendo utilizada a estrutura de tópicos que mais favorecer a organização e didática do documento;

- Se necessário criar subseções, evitar utilizar mais de dois níveis (i.e., evitar passar de "1.1", utilizando "1.1.1");

- Para favorecer a legibilidade, sugere-se o uso de negritos para as seções e de itálicos para as subseções.

5.2. Considerações éticas

- Na seção "Material e Métodos", todos trabalhos que envolvam humanos (direta ou indiretamente) ou animais devem apresentar número do protocolo de aprovação do comitê de ética em pesquisa.

5.3. Figuras e tabelas

- Devem ser inseridas no texto acompanhadas de suas legendas, no local que for pertinente (geralmente após o parágrafo onde foram citadas pela primeira vez);

- Todas as figuras devem contar com legendas explicativas, assim como tabelas que contarem com abreviações ou símbolos. Em todos os casos, não incluir "Fonte: o(s) autor(es)" (ou similar) quando a figura for de autoria própria;

- Todas as figuras e tabelas devem ser citadas no texto, sendo as figuras referidas como "Fig. n" e as tabelas como "Tabela n", sendo "n" o número da figura ou tabela;

- Esta revista não faz distinção entre Tabelas e Quadros, devendo todos serem referidos como "Tabelas".

- Em caso de aceite, as figuras podem ser solicitadas em arquivos separados com alta resolução, nos formatos PNG ou TIFF;

- Tabelas devem ser enviadas em formato editável, ou seja, não como figuras;

- A localização dos elementos, na publicação, pode sofrer alterações para fins de diagramação.

6. Referências

- Citações ao longo do texto e lista de referências devem utilizar o formato American Psychological Association (APA) 7ª edição (https://apastyle.apa.org/apa-style-help);

- Para fins de praticidade e melhores resultados, recomendamos o uso de gerenciadores de referências bibliográficas (Zotero, Mendeley, JabRef...). O arquivo CSL para o estilo APA 7th Edition pode ser baixado aqui.

6.1. Citações ao longo do texto

- Para citações entre parênteses, a citação sempre deve vir antes dos sinais de pontuação;

- Se o trabalho tiver somente um autor, utilizar (Silva, 2021); se tiver dois, (Silva & Pereira, 2022); no caso de três autores ou mais, empregar (Silva et al., 2023).

- Para citações narrativas (integradas na frase), citar o nome do autor seguido pelo ano entre parênteses (e.g. Segundo Silva et al. (2023), [...]). Para dois autores, apresentar o nome dos dois separados por “e”, e para três ou mais empregar o "et al.";

- Caso dois trabalhos possuam o mesmo nome de autor (e.g. "Silva et al."), incluir também as iniciais para diferenciação (e.g. "A. C. Silva et al., 2023" e "J. D. Silva et al., 2022"). Se as iniciais dos dois autores forem as mesmas, incluir os demais autores na citação até que algum seja diferente, seguido de "et al." se for o caso de ter mais autores após o diferencial.

- Para citar organizações, na primeira menção apresentar o nome por extenso seguido da abreviação entre colchetes, se existente (e.g. "Ministério da Educação [MEC], 2023"). Nas menções seguintes, utilizar somente a abreviação.

6.2. Lista de referências

- A lista de referências citadas no texto devem ser incluídas na seção Referências, inserida após a seção Conclusão;

- Utilizar alinhamento à esquerda;

- Apresentar as referências respeitando a ordem alfabética com base no sobrenome do primeiro autor (se igual, ir para o segundo autor; se igual, terceiro; etc.). Se todos os autores forem os mesmos, ordenar pelo ano de publicação, com a referência mais antiga antes. Se todos esses critérios forem iguais, ordenar alfabeticamente pelo título do trabalho.

- Se o trabalho possuir até  20 autores, apresentar os sobrenomes e iniciais de todos, se possuir 20 ou mais, apresentar o nome dos primeiros 19 seguido de reticências;

- Apresentar os periódicos com nomes completos (sem abreviações);

- Sempre que disponível, apresentar o DOI ao final da citação como link completo (http://doi.org/...);

- Referenciar no idioma correspondente ao texto, como para indicar edições (1ª ed. vs. 1st ed.) e locais de publicação de livros (Inglaterra vs. England).

- Para organizações, na lista de referências utilizar somente os nomes por extenso.

6.2.1. Exemplos

- Citação no texto (Hisakata et al., 2016; Hogue, 2001; Musk, 2006; Sambrook & Russell, 2001).


Referências:

- Artigo científico:

Hisakata, R., Nishida, S., & Johnston, A. (2016). An adaptable metric shapes perceptual space. Current Biology, 26(14), 1911–1915. https://doi.org/10.1016/j.cub.2016.05.047

- Capítulo de livro:

Hogue, C. W. V. (2001). Structure databases. In A. D. Baxevanis & B. F. F. Ouellette (Eds.), Bioinformatics (2nd ed., pp. 83–109). Wiley-Interscience.

- Site da internet:

Musk, E. (2006, August 2). The secret Tesla Motors master plan (just between you and me). Tesla Blog. https://www.tesla.com/blog/secret-tesla-motors-master-plan-just-between-you-and-me

- Livro:

Sambrook, J., & Russell, D. W. (2001). Molecular cloning: a laboratory manual (3rd ed.). CSHL Press.

 

7. Materiais suplementares

- Se necessário, acrescentar uma seção com materiais suplementares após as referências;

- Citar os materiais suplementares no texto da mesma forma que figuras ou tabelas, porém com um "S" maiúsculo antes do número. Por exemplo: Figura S1 ou Tabela S1.

 

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