Sobre a Revista
Os Anais Eletrônicos da Docência Universitária & Inovação Pedagógica reúnem textos que abordam temas relacionados à docência universitária, bem como, à exposição de relatos de experiência que revelam práticas pedagógicas inovadoras. Um dos aspectos centrais para a qualificação do trabalho docente é a organização de espaços que promovam as trocas entre os pares e proporcione a divulgação de experiências exitosas. Por isso, os textos selecionados para os Anais são resultados de experiências e práticas desenvolvidas pelos docentes da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Tal perspectiva está em sintonia com o programa de formação continuada para docentes promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc, o qual parte do entendimento que a qualificação do processo de ensino-aprendizagem se consolida pela formação continuada dos professores e pela promoção de espaços inclusivos de diálogo e socialização de boas práticas pedagógicas. O patrimônio simbólico, acadêmico, cultural, intelectual e científico registrado nos Anais permite a consulta e trocas democráticas de saberes entre docentes, alunos e pesquisadores.
Os Anais possuem como objetivo catalogar e registrar as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do ensino da Unoesc, a fim de promover o conhecimento interno de formas de ensino inovadoras e adequadas aos desafios contemporâneos da educação superior. Não há dúvidas de que iniciativas como essas, estimulam novas práticas pedagógicas e motivam docentes na busca de estratégias que melhorem o desempenho e contribuam para os processos de aprendizagem no ambiente universitário. Divulgar a produção do conhecimento é uma etapa tão importante quanto produzi-lo, por isso, a necessidade de registar as experiências docentes que foram eficientes.
Portanto, o leitor é convidado a desfrutar de relatos de experiência, os quais revelam as práticas exitosas que professores da Unoesc realizam ao longo do ano letivo. Ao acessar os relatos de experiência, o leitor terá a sua disponibilidade um vasto material que trata sobre o trabalho docente na educação superior.
Política de Acesso Livre
Esta publicação oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.