Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

O resumo deve ser elaborado na 3ª pessoa do singular, sem citações e referências, com o mínimo de 200 e máximo de 450 palavras, texto já revisado, justificado, em bloco único, sem parágrafos ou linhas em branco.

Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 com margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm, em papel A4.

Caracterizar a equipe: Orientador(es)/Coordenador: SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula; quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto e vírgula); Pesquisador(es), mesma regra; Curso; Área do conhecimento. Deve-se separar com um espaço 1,5 o título do trabalho da identificação da equipe (autor, orientador, curso e área do conhecimento) e esta do início do texto, bem como o texto final e a fonte de financiamento (se houver) e esta do(s) e-mails da equipe.

O conteúdo do resumo deverá abordar na forma de texto:

a) em aproximadamente quatro linhas introduzir o assunto e escrever de maneirageral sobre o tema. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema;

b) objetivo;

c) metodologia;

d) resultados (parciais ou finais);

e) conclusões.

Palavras-chave: ao final do resumo, evidenciam-se as palavras-chave (de três a cinco),iniciadas com letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12 e ponto na separação entre elas.

Ex.: Palavras-chave: Educação. Avaliação. Emancipação.

Obs.: salienta-se a importância da observação às normas acima; a Instituição não se responsabiliza pela correção dos nomes dos autores na publicação, seguindo o que se apresenta no seu original.

Para ciência dos autores, informarmos que o material editado (originais, rascunhos, miolo) permanecerá armazenado na Editora Unoesc pelo período de um ano, após ser publicado, conforme Política Editorial, sendo posteriormente reciclado.


PÔSTER

 

O texto deverá conter:

a) Eixo temático (se houver);

b) Categoria (se houver);

c) título;

d) autor(es)/instituição a que se vinculam

e) agência financiadora (se houver);

f) resumo;

g) palavras-chave;

h) introdução;

i) desenvolvimento;

j) considerações finais ou conclusão;

k) referências.

 

Diagramação do Pôster: O pôster deverá apresentar formato de banner para que possa ser pendurado, antes de sua apresentação, no local destinado pela Comissão Organizadora do evento. Normas de diagramação a seguir:

 

TÍTULO DO TRABALHO (centralizado, negrito e em letras maiúsculas)

 

Orientador: SOBRENOME, Nome

Pesquisador: SOBRENOME, Nome

(opcional) Nome do Laboratório, Centro, Grupo de Pesquisa e Instituição/Campus

Curso:

Área(s) de conhecimento:

 

O trabalho deve conter a seguinte sequência:

a)      Título: Sugestão – escrito centralizado com fonte tamanho 48 ou 50.

b)      Equipe de trabalho envolvida: escrito abaixo do título, separada por um espaço 1,5, alinhado à direita destacando Orientador(es): SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome; Pesquisador(es) (somente com a primeira letra maiúscula; quando houver mais de um pesquisador, usa-se a mesma regra, separando-os com ponto e vírgula).

c)      Nome do laboratório, Centro, Grupo de Pesquisa e Instituição/Campus;

d)     Curso.

e)      Área(s) de conhecimento: informar a área do conhecimento, conforme o projeto poderá haver mais que uma área envolvida.

f)       O corpo do pôster é reservado ao texto da pesquisa, composto de: apresentação, objetivos, metodologia, resultados (poderão ser parciais); estes deverão aparecer nesta ordem, distribuídos conforme critérios do autor e ser redigidos de forma resumida, contendo apenas as informações essenciais, com espaçamento entrelinhas de 1,5. Para os títulos dos itens utilizam-se letras maiúsculas em negrito, enquanto que o texto deve ser em letras minúsculas sem negrito. Para melhor visualização do pôster é adequado apresentar tabelas e ilustrações, observando que:

–        deverão ser preparadas de forma concisa e clara, com legendas explicativas.

–        as fotos e ilustrações devem ser apresentadas com resolução 600 dpi com uma legenda explicativa (para estas encaminhar também o arquivo original separado).

g)      Referências: citar somente as principais.

h)      Na parte inferior deverá constar o órgão financiador da pesquisa.

i)        Sugestão: como regra geral elaborar o pôster com a fonte Times New Roman, tamanho da letra 33, com exceção do título, conforme já estabelecido, o tamanho será de 48 ou 50, de modo que a impressão seja legível a uma distância de pelo menos de 1 m.

O pôster, de acordo com as normas da NBR 15437 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2006), deverá ter no máximo 0,90 cm de largura por 1,20 cm de altura.

Obs.: salienta-se a importância da observação às normas citadas; a Instituição não se responsabiliza pela correção dos nomes dos autores na publicação, seguindo o que se apresenta no original.

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