Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A inclusão do trabalho à programação oficial, o recebimento do correspondente certificado (mediante a comunicação do trabalho) e a publicação do resumo expandido, nos anais do evento, dependem do atendimento às normas e condições gerais.

 

Condições gerais

O Comitê Científico estabeleceu duas categorias de comunicação de trabalhos: comunicação oral e pôster.

 

  • Os trabalhos deverão ser apresentados na forma de resumos expandidos.
  • O período para submissão dos trabalhos é de 26 de março a 02 de junho de 2019.
  • Autores e coautores dos trabalhos devem estar inscritos no evento. É necessário efetuar a inscrição e o pagamento da taxa com, no mínimo, 72 horas de antecedência à submissão. Não serão aceitos como comprovantes de pagamento, em caso de não aceite de trabalho, agendamentos bancários programados para o último dia de pagamento de inscrição do evento. As inscrições devem ser realizadas no sistema de inscrições da Unoesc, disponível em https://www.unoesc.edu.br/cursos/evento-single/ii-congresso-de-educacaeo
  • Não há limite de trabalhos inscritos para autor e coautor.
  • Os trabalhos podem compreender resultados (parciais ou finais) de pesquisa, estudos acadêmicos ou ensaios e relatos de experiências, devendo filiar-se a um dos eixos temáticos do congresso:

 

Eixo 1 – Currículo e formação de professores

Temáticas: Currículo; Conhecimento escolar e formação de professores; Práticas Pedagógicas; Saberes e fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas; Espaços e tempos no processo educativo; Educação e tecnologias de informação e comunicação.

 

Eixo 2 – Gestão escolar

Temáticas: A gestão democrática da educação: políticas públicas educacionais e mecanismos de gestão; Gestão inovadora da escola.

 

Eixo 3 – Experiências formativas na Educação Básica
Temáticas: Relatos de processos de ensino/aprendizagem inovadores; Relatos de experiências autoformativas da comunidade escolar; Relação comunidade escola.

 

Eixo 4 – Educação e inclusão

Temáticas: Educação e inclusão; Processos inclusivos e diversidade; Políticas sociais de educação inclusiva; Educação e direitos humanos.

 

Eixo 5 – Educação e saúde

Temáticas: Assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, por meio de ações educativas.

 

Eixo 6 – Educação e ambiente

Temáticas: Percepção e construção do conhecimento socioambiental; Planejamento e gestão de projetos de melhoria de qualidade de vida e sustentabilidade; Educação Ambiental.

 

Eixo 7 – O uso das tecnologias na educação

Temáticas: Impactos do uso das tecnologias no processo educativo e nas relações escolares; Utilização de diferentes equipamentos e tecnologias no ambiente escolar; Desafios no uso das tecnologias a favor do ensino.

 

  • Não será possível corrigir ou modificar os textos depois da aceitação pelo Comitê Científico. É de responsabilidade do(s) autor(es) a revisão linguística.
  • O conteúdo do trabalho submetido é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

 

Normas de formatação dos trabalhos

  • Estrutura: utilizar o template com a estrutura do arquivo padrão, disponível na página do evento.
  • Estilo: redação com editor de textos, Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo de 1,25 cm.
  • Extensão: de 000 a 5.000 mil caracteres (com espaços), considerando-se todo o conteúdo do trabalho, inclusive tabelas e ilustrações.
  • Título: em maiúsculo, negritado e centralizado, com no máximo 120 caracteres (com espaços).
  • Autor(es): após o título, deixar um linha em branco e, alinhado à esquerda e com espaçamento simples, registrar separadamente o nome de cada autor(es) no formato SOBRENOME, seguido no nome e da Universidade (com a sigla entre parênteses), endereço de e-mail.

Ex:      FULANO, Beltrano (Unoesc) fulano@gmail.com

            DE TAL, Fulano (Unoesc) tal@gmail.com

  • Eixo temático: abaixo da descrição do(s) autor(es), registrar o nome do eixo temático ao qual se filia o trabalho. Ex.: Eixo temático: Currículo e formação de professores.
  • Financiamento: após o registro do eixo temático, incluir a fonte de financiamento do trabalho (no caso de pesquisas apoiadas por agências de fomento ou programas institucionais).

Ex. 1: Financiamento: CNPq.

Ex.2: Financiamento: Sem financiamento.

  • Resumo: após o item financiamento, deixar uma linha em branco e incluir o resumo do trabalho com até 250 caracteres (com espaços). Deve ser elaborado em fonte 12, em parágrafo único justificado, com espaçamento entre linhas simples. Na linha seguinte, incluir três palavras-chave, separadas por ponto.
  • O resumo expandido deve conter (ainda que não necessariamente com esses títulos): introdução (com apresentação do tema, do objetivo do trabalho e dos procedimentos metodológicos), desenvolvimento (aportes teóricos e a apresentação e discussão dos resultados), considerações finais e referências.
  • Os trabalhos devem estar de acordo com as normas da ABNT.

 

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico.

 

A avaliação dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

  • adequação do conteúdo ao eixo temático proposto;
  • clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
  • consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico;
  • originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área;
  • correção da linguagem e citação das referências;
  • originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

 

O parecer do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à reconsideração.

  • A divulgação final dos trabalhos aprovados para comunicação no evento ocorrerá até 10 de junho de 2019, na página do II Congresso de Educação: Currículo e Gestão na Escola de Educação Básica.

 

Os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico, cujos autores estiverem inscritos no evento e com a taxa de inscrição paga, serão publicados nos anais eletrônicos do Congresso.

 

A comunicação dos trabalhos dar-se-á na modalidade de comunicação oral ou pôster.

  1. Para comunicação oral dos trabalhos: o(s) autor(es) de cada trabalho disporão de 15 minutos de apresentação, sendo disponibilizados computador e projetor multimídia nas salas de trabalho.
  2. Para o Pôster: o(s) autor(es) de cada trabalho disporão de espaço para exposição e apresentação.

 

Estrutura e dimensões do pôster aprovado para apresentação no evento: Largura: mínima 50 cm e máxima 90 cm. Altura: mínima 80 cm e máxima 120 cm. É obrigatório que o pôster tenha cordão para pendurá-lo.

 

Apresentação do pôster. O(s) autor(es) é(são) responsável(is) pela entrega de seu pôster, no local e no dia da abertura do congresso, pela apresentação do pôster e sua retirada no encerramento do congresso. Na apresentação é necessária a presença de, no mínimo, um autor para atender ao público interessado.

 

Informações

Unoesc São Miguel do Oeste

Curso de Pedagogia e Educação Física

Rua Oiapoc, 211

Bairro Agostini

Fone: (49) 3631-1053 (49) 3631-1051 (49) 3631-1005

E-mail: congeduc.smo@unoesc.edu.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.