A RELAÇÃO ENTRE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMAÇÃO NA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA SDR DE SÃO MIGUEL DO OESTE
Resumo
Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidades que gera possibilidades formativas, pois seu modo de ser originário é essencialmente o modo de ser do diálogo. Esta pesquisa teve como objetivo verificar e analisar as compreensões dos professores da Educação Básica que atuam no ensino da arte, tanto na rede municipal quanto na rede estadual de ensino, na SDR de São Miguel do Oeste – SC, visando a compreensão da relação entre a experiência estética e formação frente aos desafios contemporâneos de educar. A presente pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa efetivada com base na Hermenêutica Filosófica. Para a efetivação desta pesquisa contamos com a participação de vinte e cinco professores que atuam com o ensino da arte. As reflexões sobre a arte, a estética, a experiência estética e a relação destas com a formação em meio aos desafios contemporâneos da educação, indicam o humano como obra em obra. As repostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação; a falta de referenciais éticos e morais oriundos da família e da sociedade, que se conclui pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito compreensão profunda da relação ética e estética. Nesse contexto, é acertado abordar a relação entre experiência estética e formação, visto que a experiência estética constituir-se em um momento significativo no processo de formação, pelo qual aprendemos.
Palavras-chave: Ensino da Arte. Experiência Estética. Formação.