Ensino Médio Integrado à Educação Profissional - Percepções e Expectativas dos Estudantes
Resumo
Este estudo reconhece a legitimidade do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e a sua relação com a centralidade do trabalho para a vida dos jovens estudantes. Seu objetivo foi compreender a percepção dos estudantes sobre o desenvolvimento do curso, suas expectativas com a realização do EMIEP e com o futuro profissional. Para nortear esta análise, dialogamos com Saviani (1989), Frigotto (2010), Scheibe (1992), Kuenzer (2007) e Ramos (2010) sobre as concepções do ensino médio integrado, a legislação educacional atual que assegura a sua oferta, a disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como formas de organização do trabalho escolar e por último, a centralidade do trabalho na vida dos jovens. A pesquisa empírica apresentou duas etapas. Na primeira, os estudantes dos segundos e terceiros anos responderam a um questionário e na segunda etapa foram realizados três grupos focais. No caso do IFC Campus Videira, os projetos políticos pedagógicos dos cursos são integrados em sua forma de oferta e na estrutura dos componentes curriculares, entretanto, na prática pedagógica ainda trazem poucos elementos com base na integração e na interdisciplinaridade entre as áreas do ensino médio e do ensino técnico. Foram apontadas as fragilidades e as potencialidades do curso, especialmente nos quesitos teoria/prática e integração curricular. Para construir e consolidar a integração no EMIEP do IFC Videira é preciso levar em conta a relação entre as necessidades de formação dos estudantes matriculados, as interlocuções entre as ementas dos componentes curriculares e ainda, as especificidades da formação técnica dos cursos.