Ensino Médio Integrado à Educação Profissional - Percepções e Expectativas dos Estudantes

Authors

  • Denise Danielli Pagno Universidade do Oeste de Santa Catarina

Abstract

Este estudo reconhece a legitimidade do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e a sua relação com a centralidade do trabalho para a vida dos jovens estudantes. Seu objetivo foi compreender a percepção dos estudantes sobre o desenvolvimento do curso, suas expectativas com a realização do EMIEP e com o futuro profissional. Para nortear esta análise, dialogamos com Saviani (1989), Frigotto (2010), Scheibe (1992), Kuenzer (2007) e Ramos (2010) sobre as concepções do ensino médio integrado, a legislação educacional atual que assegura a sua oferta, a disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como formas de organização do trabalho escolar e por último, a centralidade do trabalho na vida dos jovens. A pesquisa empírica apresentou duas etapas. Na primeira, os estudantes dos segundos e terceiros anos responderam a um questionário e na segunda etapa foram realizados três grupos focais. No caso do IFC Campus Videira, os projetos políticos pedagógicos dos cursos são integrados em sua forma de oferta e na estrutura dos componentes curriculares, entretanto, na prática pedagógica ainda trazem poucos elementos com base na integração e na interdisciplinaridade entre as áreas do ensino médio e do ensino técnico. Foram apontadas as fragilidades e as potencialidades do curso, especialmente nos quesitos teoria/prática e integração curricular. Para construir e consolidar a integração no EMIEP do IFC Videira é preciso levar em conta a relação entre as necessidades de formação dos estudantes matriculados, as interlocuções entre as ementas dos componentes curriculares e ainda, as especificidades da formação técnica dos cursos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Denise Danielli Pagno, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação pelo PPGE da UNOESC em 27/05/2014

Published

2014-09-08

How to Cite

Pagno, D. D. (2014). Ensino Médio Integrado à Educação Profissional - Percepções e Expectativas dos Estudantes. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 485–498. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5055

Issue

Section

Eixo 4. Políticas públicas, educação e diversidade