EDUCAÇÃO BÁSICA: PRIMEIRAS APRECIAÇÕES
Resumo
Este ensaio teórico surge a partir das discussões bibliográficas ocorridas no Projeto de Pesquisa Observatório da Educação, aprovado pela CAPES, intitulado: “Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do Oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica”, do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Objetiva-se criar condições reflexivas acerca da escolha do ser educador e de sua relação com o contexto dos estudantes da educação básica. Afinal, é de suma importância, aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas adquirirem esse conhecimento sobre a realidade e o cotidiano escolar no processo de formação e constituição de novas práticas pedagógicas. E, neste mesmo tempo, compreender os próprios limites colocados à educação básica. Por conseguinte, duas provocações foram levantadas aonde queremos chegar como profissionais da área da educação básica? E, quais são os desafios e os limites a ser enfrentados durante a carreira profissional? Concluindo, ser possível pensar numa educação de qualidade que proporcione aos educandos práticas pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares relacionadas ao contexto da comunidade escolar. Assim, como em todas as profissões existe a distância entre o sonho e a realidade, a carreira do professor não é diferente. Porém é preciso que diariamente sejamos renovados e nos tornemos pessoas mais humanas, abertas e dispostas aos novos horizontes do conhecimento.
Palavras – chave: Educação. Escola. Sociedade. Política.