EDUCAÇÃO BÁSICA: PRIMEIRAS APRECIAÇÕES

Autores/as

  • Pâmela Cristina Negri Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Anderson Luiz Tedesco Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumen

Este ensaio teórico surge a partir das discussões bibliográficas ocorridas no Projeto de Pesquisa Observatório da Educação, aprovado pela CAPES, intitulado: “Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do Oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica”, do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc.  Objetiva-se criar condições reflexivas acerca da escolha do ser educador e de sua relação com o contexto dos estudantes da educação básica. Afinal, é de suma importância, aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas adquirirem esse conhecimento sobre a realidade e o cotidiano escolar no processo de formação e constituição de novas práticas pedagógicas. E, neste mesmo tempo, compreender os próprios limites colocados à educação básica.  Por conseguinte,  duas provocações foram  levantadas aonde queremos chegar como profissionais da área da educação básica? E, quais são os desafios e os limites a ser enfrentados durante a carreira profissional? Concluindo, ser possível pensar numa educação de qualidade que proporcione aos educandos práticas pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares relacionadas ao contexto da comunidade escolar. Assim, como em todas as profissões existe a distância entre o sonho e a realidade, a carreira do professor não é diferente. Porém é preciso que diariamente sejamos renovados e nos tornemos pessoas mais humanas, abertas e dispostas aos novos horizontes do conhecimento.

Palavras – chave: Educação. Escola. Sociedade. Política.

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Biografía del autor/a

Pâmela Cristina Negri, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Letras e Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora da Educação Básica e Bolsista Capes do Projeto Observatório da Educação.

 

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Negri, P. C., & Tedesco, A. L. (2014). EDUCAÇÃO BÁSICA: PRIMEIRAS APRECIAÇÕES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 69–80. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5018

Número

Sección

Eixo 1. Formação e diversidade