EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VOZ DOS APENADOS

Autores/as

  • Paulino Eidt Unoesc
  • Monica de Mattia Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumen

Resumo: A presente escritura é uma problematização teórica e empírica sobre uma área pouco pesquisada na educação brasileira: a visão sobre a educação na ótica do apenado. Parte-se do princípio que a educação deve ser o meio para a inserção social, pois obedece às demandas legais referentes aos direitos de acesso à escolarização, ao mesmo tempo em que visa aos propósitos da ruptura com o processo de exclusão/marginalidade. A pesquisa traz algumas reflexões sobre a interferência da educação escolar na vida do apenado. Apresenta como problema central: Como as experiências escolares interferiram ou não nas escolhas feitas pelos sujeitos para estarem em condições de apenados? Como a escola fez parte de suas vidas até chegarem à condição de privação de liberdade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa usando como metodologia de pesquisa histórias de vida. Nesse contexto, buscou-se tratar  a educação enquanto processo de formação humana, discutindo as relações entre escola e apenado. Foram ouvidas cinco histórias de vida de apenados na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Campos Novos (SC). As histórias de vida foram analisadas a partir de duas categorias: O fracasso escolar e a violência escolar. Evidenciamos na pesquisa empírica que a escola teve grande interferência na formação da personalidade dos apenados e, ao contrário do que muitos queiram afirmar, continua exercendo um papel importante para determinar valores e referências aos alunos.

Palavras-chave: Educação escolar. Sociedade. Apenados. Valores e referências.

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Biografía del autor/a

Paulino Eidt, Unoesc

Graduado em História e  Geografia- Especialização em Geografia Econômica- Mestrado em Educação nas Ciências (Unijuí)- Doutorado em Ciências Sociais (PUC de São Paulo). Atualmente é docente do Programa de Mestrado na Educação de Joaçaba. paulino.eidt@unoesc.edu.br

Monica de Mattia, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da Rede Pública de Ensino. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Eidt, P., & Mattia, M. de. (2014). EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VOZ DOS APENADOS. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 603–620. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5145

Número

Sección

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social