EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VOZ DOS APENADOS
Abstract
Resumo: A presente escritura é uma problematização teórica e empírica sobre uma área pouco pesquisada na educação brasileira: a visão sobre a educação na ótica do apenado. Parte-se do princípio que a educação deve ser o meio para a inserção social, pois obedece às demandas legais referentes aos direitos de acesso à escolarização, ao mesmo tempo em que visa aos propósitos da ruptura com o processo de exclusão/marginalidade. A pesquisa traz algumas reflexões sobre a interferência da educação escolar na vida do apenado. Apresenta como problema central: Como as experiências escolares interferiram ou não nas escolhas feitas pelos sujeitos para estarem em condições de apenados? Como a escola fez parte de suas vidas até chegarem à condição de privação de liberdade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa usando como metodologia de pesquisa histórias de vida. Nesse contexto, buscou-se tratar a educação enquanto processo de formação humana, discutindo as relações entre escola e apenado. Foram ouvidas cinco histórias de vida de apenados na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Campos Novos (SC). As histórias de vida foram analisadas a partir de duas categorias: O fracasso escolar e a violência escolar. Evidenciamos na pesquisa empírica que a escola teve grande interferência na formação da personalidade dos apenados e, ao contrário do que muitos queiram afirmar, continua exercendo um papel importante para determinar valores e referências aos alunos.
Palavras-chave: Educação escolar. Sociedade. Apenados. Valores e referências.