MODELAGEM MATEMÁTICA: RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM MATEMÁTICA, ARQUITETURA E ARTES

Autores/as

  • Lucilene Dal Medico Baerle Instituto Federal Catarinense
  • Márcia Elizabéte Schuler
  • Rodrigo Pivetta Werlang

Resumen

Este trabalho tem sido desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – Câmpus Videira, com as turmas dos Cursos de Educação Profissional Técnica em Agropecuária, Eletroeletrônica e Informática integrados ao Ensino Médio no ano 2014. Tem-se como objetivo geral diagnosticar a efetivação da aprendizagem significativa ao integrar os conteúdos e conhecimentos das disciplinas de Matemática, Arquitetura e Artes, culminando na produção da planta baixa e confecção da maquete de uma construção com 80 m². Como metodologia, utilizou-se a Modelagem Matemática, baseada em Biembengut e Hein (2011). Nessa investigação, a Matemática é trabalhada de forma motivacional com aplicação em situações reais por meio da identificação de elementos da Geometria, do cálculo matemático e dos procedimentos necessários na construção civil. Assim, este trabalho visa garantir a ocorrência de uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento do conhecimento crítico-reflexivo e a experiência estética. Espera-se que os educandos consigam relacionar os conceitos de Geometria, aprendidos em sala de aula, com situações cotidianas da construção civil, tornando mais profícua a aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucilene Dal Medico Baerle, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Ciências Plenas, habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), pós-graduada em Educação Matemática pela UNIJUÍ e mestre em Ensino de Matemática pela UNIFRA (Centro Universitário Franciscano). Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Matemática de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior e Pós-Graduação. Também atua na área de Estatística.

Publicado

2014-09-09

Cómo citar

Baerle, L. D. M., Schuler, M. E., & Werlang, R. P. (2014). MODELAGEM MATEMÁTICA: RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM MATEMÁTICA, ARQUITETURA E ARTES. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 1151–1156. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5049

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem