MODELAGEM MATEMÁTICA: RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM MATEMÁTICA, ARQUITETURA E ARTES
Abstract
Este trabalho tem sido desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – Câmpus Videira, com as turmas dos Cursos de Educação Profissional Técnica em Agropecuária, Eletroeletrônica e Informática integrados ao Ensino Médio no ano 2014. Tem-se como objetivo geral diagnosticar a efetivação da aprendizagem significativa ao integrar os conteúdos e conhecimentos das disciplinas de Matemática, Arquitetura e Artes, culminando na produção da planta baixa e confecção da maquete de uma construção com 80 m². Como metodologia, utilizou-se a Modelagem Matemática, baseada em Biembengut e Hein (2011). Nessa investigação, a Matemática é trabalhada de forma motivacional com aplicação em situações reais por meio da identificação de elementos da Geometria, do cálculo matemático e dos procedimentos necessários na construção civil. Assim, este trabalho visa garantir a ocorrência de uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento do conhecimento crítico-reflexivo e a experiência estética. Espera-se que os educandos consigam relacionar os conceitos de Geometria, aprendidos em sala de aula, com situações cotidianas da construção civil, tornando mais profícua a aprendizagem.