AVALIAÇÃO COMO PROCESSO CONSTITUTIVO DO CONHECIMENTO DE PROFESSOR REFLEXIVO

Autores/as

  • Dilva Bertoldi Benvenutti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Cristina Pansera de Araújo UNIJUÍ RS

Resumen

O processo de avaliação na Educação Básica tem sido uma incógnita em permanente discussão, que exige diálogos no contexto da escola. Ela objetiva analisar o processo de ensino realizado pelos professores e a aprendizagem dos estudantes, quanto aos limites, possibilidades e mudanças necessárias a sua efetivação. Logo, será que a incorporação deste tema na formação inicial de licenciandos em diálogo com docentes em serviço produzirá a formação de um professor reflexivo sobre sua prática? Objetivou-se reconhecer e refletir sobre entraves, potencialidades e mudanças do processo de avaliação nas escolas públicas do Município de Maravilha-SC. Para tanto, bolsistas do PIBID(Programa de Institucional de Incentivo a Docência) da Unoesc/SC participaram da pesquisa coletando os dados referentes aos próprios entendimentos dos professores, alunos e gestores  sobre avaliação na Educação Básica, para discutirem os fundamentos das práticas executadas, na constituição do professor reflexivo. E alguns resultados têm demonstrado de que os professores nem sempre aproveitam o momento da avaliação para refletir sobre o processo, tomando consciência de que neste resultado também está contextualizada a sua prática pedagógica. Percebe-se de que o processo reflexivo entendido como um saber docente exige que este aconteça permanentemente envolvendo o antes, durante e o depois da ação. Entende-se de que este seja o desafio de todos os envolvidos no processo educacional da escola.

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Biografía del autor/a

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da UNOESC São Miguel do Oeste e Doutoranda em Educação nas Ciências (UNUJUI/RS).

Maria Cristina Pansera de Araújo, UNIJUÍ RS

Professora do Programa de Doutorado em Educação nas Ciências UNIJUÍ RS

Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Benvenutti, D. B., & Pansera de Araújo, M. C. (2014). AVALIAÇÃO COMO PROCESSO CONSTITUTIVO DO CONHECIMENTO DE PROFESSOR REFLEXIVO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 787–798. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4977

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem