AVALIAÇÃO COMO PROCESSO CONSTITUTIVO DO CONHECIMENTO DE PROFESSOR REFLEXIVO
Abstract
O processo de avaliação na Educação Básica tem sido uma incógnita em permanente discussão, que exige diálogos no contexto da escola. Ela objetiva analisar o processo de ensino realizado pelos professores e a aprendizagem dos estudantes, quanto aos limites, possibilidades e mudanças necessárias a sua efetivação. Logo, será que a incorporação deste tema na formação inicial de licenciandos em diálogo com docentes em serviço produzirá a formação de um professor reflexivo sobre sua prática? Objetivou-se reconhecer e refletir sobre entraves, potencialidades e mudanças do processo de avaliação nas escolas públicas do Município de Maravilha-SC. Para tanto, bolsistas do PIBID(Programa de Institucional de Incentivo a Docência) da Unoesc/SC participaram da pesquisa coletando os dados referentes aos próprios entendimentos dos professores, alunos e gestores sobre avaliação na Educação Básica, para discutirem os fundamentos das práticas executadas, na constituição do professor reflexivo. E alguns resultados têm demonstrado de que os professores nem sempre aproveitam o momento da avaliação para refletir sobre o processo, tomando consciência de que neste resultado também está contextualizada a sua prática pedagógica. Percebe-se de que o processo reflexivo entendido como um saber docente exige que este aconteça permanentemente envolvendo o antes, durante e o depois da ação. Entende-se de que este seja o desafio de todos os envolvidos no processo educacional da escola.