O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DE SUJEITOS DO PROEJA
Abstract
A avaliação da aprendizagem escolar é uma das áreas dentro do campo da educação mais discutidas, independentemente da modalidade de ensino. Nesse sentido, a necessidade de se discutir e pensar tal temática é essencial. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os discursos sobre a avaliação da aprendizagem dos sujeitos da Especialização em PROEJA do Câmpus Joinville-SC. O instrumento utilizado para subsidiar o alcance dos objetivos foi um formulário on-line com questionamentos abertos e fechados à respeito das concepções e práticas avaliativas dos sujeitos. Através desse trabalho foi possível empreender uma análise das concepções acerca da avaliação da aprendizagem destes sujeitos e com a análise dos dados obtidos observou-se que o caráter progressista da Especialização em PROEJA contribui para a construção de uma concepção de avaliação mais aberta, ampla, democrática e cidadã, visando o diagnóstico da aprendizagem e valorizando a construção do conhecimento, negando a avaliação enquanto classificação ou punição. Com os resultados da pesquisa, percebemos que os sujeitos compartilham da prática de avaliar seus estudantes em todo o processo de construção do conhecimento, o que é bastante relevante, pois os estudantes, independentemente da esfera de ensino, precisam ter a sua produção observada em sua totalidade, e não apenas em momentos pontuais em que múltiplos fatores podem contribuir positiva ou negativamente para o resultado final.